sábado, 29 de dezembro de 2012

MULHERES, CALOR E PRÊMIOS

Primeiro time de apresentadoras do game, em 1998
Depois de uma fase de investimentos em programação qualificada, o SBT resolveu voltar às suas origens mais populares, e apostou em atrações que foram sua marca durante seus primeiros dez anos. Foi baseado neste pensamento que Silvio Santos lançou "Fantasia", em dezembro de 1997.

Inspirado no formato original do italiano "50 Mulheres", o game que dava prêmios em dinheiro para os telespectadores através do telefone ia ao ar nas tardes da emissora, de segunda a sexta. Meia centena de belas moças foram selecionadas, entre milhares de meninas que fizeram testes. Detalhe: as audições valiam tanto para as assistentes de palco, como para as apresentadoras. O número de meninas cresceu, com o passar do tempo, e chegou a ter 75 modelos, aproximadamente.

As primeiras condutoras da atração foram Adriana Colin (ex-Banana Split e futura assistente do Faustão), Débora Rodrigues (ex-sem terra, que há pouco tinha sido capa da Playboy), Jackeline Petkovic, e Valéria Balbi. Muitas brincadeiras do formato italiano, como o game do forno, e outras velhas conhecidas dos brasileiros, como a batalha naval, eram os quadros do programa. Na semana de estreia, devido ao número de chamadas promovidas pela emissora, "Fantasia" provocou duas panes no sistema telefônico de São Paulo. Eram mais de 100 mil pessoas de uma só vez tentando jogar com as meninas da TV! Foi necessário as apresentadoras pedirem para os telespectadores não ligarem mais.

Nesta primeira fase, que durou até agosto de 1998, Valéria Balbi se afastou para comandar um projeto jornalístico no canal, o "Noticidade". Jackie também saiu do vespertino no mesmo ano para assumir o lugar de Eliana, de partida para a Record, no infantil "Bom Dia & Cia". Para ocupar as vagas, duas assistentes foram promovidas a apresentadoras: Amanda Françoso e Tânia Mara, que também cantava o tema de abertura, "Fantasia no ar".

Maratona Fantasia

Daniela Mercury e Carla Perez no Fantasia, em 1998
Em novembro, ainda em 1998, a ex-dançarina Carla Perez ganhou este programa para estrear na TV como apresentadora, com algumas mudanças. A atração passa a ser dominical, contar com plateia e ter atrações musicais. Com a proibição do sistema de telefonia 0900, "Fantasia" sai do ar novamente, em agosto de 1999.

O SBT não desiste tão fácil, e com um número considerável de apresentadores contratados sem programa próprio, reúne esse time e reestreia o game em janeiro de 2000, ao vivo nos sábados, com cinco horas de duração. Essa maratona era comandada por Celso Portiolli, Christina Rocha, Lu Barsoti (descoberta por Silvio Santos na "Porta da Esperança"), Otávio Mesquita e Márcia Goldschimidt. Nesta época, houve uma mistura da primeira, com a segunda fase: o programa perde o auditório, mas continua a receber cantores e bandas. Foram incluídas brincadeiras clássicas do "Domingo no Parque", como "Bebê no Cadeirão" e "Corrida de Bebês". A atração é novamente cancelada em junho do mesmo ano.

Elenco de 2007 do programa de prêmios
Sete anos se passaram, e os fãs pediam o retorno do "Fantasia". Como uma estratégia para recuperar o segundo lugar, perdido para a TV Record, a mulherada volta ao vídeo a partir da 1h da madrugada. Este período teve como apresentadores Luiz Bacci, Hellen Ganzarolli e Caco Rodrigues. No segundo dia do programa, Luiz já estava fora. Com muito menos meninas (35 modelos), o visual das assistentes era mais praiano do que o eterno vestidinho que usavam desde 1997. No início de 2008, passou a ser  apresentado à tarde, mas pouco tempo depois voltou para premiar os sonâmbulos de plantão. No melhor estilo "Alô Christina", quem ligava para participar não podia dizer alô, mas "eu sou fã do SBT". "Fantasia" saiu do ar pela quarta vez em 17 de março, há quatro anos.

Curiosidades: desde 1997 até 2000 o cenário e o figurino das meninas foram sempre os mesmos! Em 2007, o ambiente caribenho foi repaginado, com pranchas de surf e outros elementos das praias brasileiras. Devido ao horário noturno, a cenografia desta época lembrava o antigo "Coquetel", de 1991. A ida para o intervalo comercial ficou marcada pelo elenco cantando grandes sucessos em karaokê, com letra para o telespectador acompanhar. Só não tinha a pontuação, do contrário seria uma vergonha em rede nacional! Muitos talentos foram revelados dentre as mais de 130 assistentes que por ali passaram nas quatro fases do programa. Destaque para as atrizes Ellen Roche, Lívia Andrade, Fernanda Vasconcellos, Viviane Porto e as jornalistas Izabella Camargo e Joyce Ribeiro.

Vamos rever cada uma das fases deste programa que virou mania nacional. Agradecimentos:Felipe Rubim, fitasjoia, coatelinha12, SuperMemoTV, tedcontatoss e Divulgação/SBT









Nenhum comentário:

Postar um comentário