segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ERA UMA VEZ, EM PAQUETÁ... UMA NOVELA


Puxa, já faz uma época que não falo sobre novelas! Pois muito bem. Vamos então falar de novela... de época!

O horário das seis da TV Globo sempre foi reservado para adaptações de grandes obras da literatura brasileira. No dia 20 de outubro de 1975, a emissora dos Marinho lançava mais um campeão de audiência: A Moreninha, baseada na obra de mesmo nome de Joaquim Manoel de Macedo.

Em 1866, na linda ilha de Paquetá, a moreninha Carolina (Nívea Maria) sonhava em rencontrar o seu primeiro amor, Augusto (Mário Cardoso). Eles se conheceram quando ainda eram crianças e juraram amor eterno. Carolina se tornou a moça mais cortejada da ilha. Augusto retorna para Paquetá e conhece Felipe (Marco Nanini). Eles se tornam amigos. O que Augusto não sabia era que o mais novo amigo era irmão daquela moreninha que conheceu quando ainda era moleque. Clementina (Maria Cristina Nunes) é amiga de Carolina e arranca suspiros de Felipe. Porém Clementina acaba se apaixonando por Augusto. Quando Carolina e Augusto se reencontram, Clementina tenta atrapalhar de todas as maneira o romance do casal.

O autor da novela, Marcos Rey, buscou ambientar a trama na segunda metade do século XIX, para poder contar também fatos históricos, como a Guerra do Paraguai e a luta abolicionista. Dirigida pelo saudoso Herval Rossano (o mesmo que trabalhou em A Escrava Isaura na Record), A Moreninha teve 79 capítulos que encantaram o público com uma belíssima produção de época.

Curiosidade: essa foi a segunda versão do livro de Joaquim Manoel de Macedo adaptada para a telinha. A primeira foi ao ar também pela TV Globo, em 1965, com Marília Pêra e Cláudio Marzo como protagonistas do romance de Paquetá.

Confira a abertura da novela e o último capítulo da trama, pois você ficou curioso pra saber como termina, não é?

Fonte: Guia Ilustrado TV Globo - Novelas e Minisséries
Agradecimentos: dopantanalaovelhochico.com.br, flaviomaj, 7desetembro e TV Globo


A Moreninha - abertura de 1975


Último capítulo da novela, exibido em 6 de fevereiro de 1976

2 comentários: