segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DUAS DÉCADAS DE MTV


Não se pode deixar de lado o aniversário da primeira TV segmentada do país!

Em 1990, quando a TV brasileira completava 40 anos de existência, os moradores do bairro do Sumaré, em São Paulo, sentiam certo saudosismo. Naquele ano completava-se uma década do fechamento da pioneira TV Tupi. Todos ali presenciaram a tristeza de alguns e a alegria de outros pelo fim da agonia da emisora.

O Grupo Abril ganhou uma concessão de televisão anos antes. Então alugaram o prédio onde antes funcionava a emissora associada. Em parceria com a Viacom, empresa norte-americana, o grupo lança em 20 de outubro a filial brasuca da Music Television Network, ou simplesmente MTV. A primeira emissora "teen" e totalmente musical do país.

A linguagem da MTV sempre buscou um público jovem, e em alguns casos até alternativo. Inovou em formatos e temas. Provocou, ousou, criou e assim conquistou uma audiência cativa. Até quando tentaram tirar os videoclips da programação, a intenção era ser uma opção já que todos tem acesso ao clip antes na internet. Ainda bem que voltaram atrás! Com essa medida foi extinto um dos programas mais antigos do canal, o Disk MTV, mas que renasceu como Top 10 MTV.

Quantos talentos a emissora revelou: Astrid Fontenelle, Gastão Moreira, Maria Paula (a "8ª casseta"), Otaviano Costa, Thunderbird, Cuca Lazarotto, Marina Person, Cazé, Sabrina Parlatore, Adriane Galisteu, Edgar Picolli, Chris Couto, João Gordo e muitos outros. A maioria desses VJs estão em outras televisões, mas foi no humor atual que o canal encontrou mais um caminho para o sucesso, e apostou em caras novas como Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Paulinho Serra, Tatá Werneck, Rodrigo Capella, e vários outros destaques do stand-up comedy nacional.

São 20 anos de sucesso entre o público e também no meio musical. A MTV preparou especiais que relembram a trajetória do canal como A História da MTV e MTV Ano a Ano. Vale a pena conferir não apenas aqueles clips que marcaram época, mas também os programas e esses VJs que hoje seguem fazendo história na telinha (além de se divertir com o visual anos 90 de alguns apresentadores e cantores, é hilário!!!)

Saiba em que horários são exibidos esses especiais no site: http://mtv.uol.com.br/noar/

Agradecimentos: www.mtv.com.br

Confira o primeiro videoclip apresentado pela MTV, em 20 de outubro de 1990!


Garota de Ipanema, com Marina Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário