domingo, 27 de janeiro de 2013

ESPECIAL RECORD 60 - OS SÍMBOLOS DE UMA HISTÓRIA

Logotipo da emissora em 2012
Este é um ano muito importante para a televisão brasileira. A TV Record, a mais antiga emissora em atividade, completa 60 anos de inauguração. Para celebrar a data, o blog Loucura por TeVer vai relembrar momentos marcantes do canal 7 paulistano, sempre no dia 27 de cada mês, até o dia do aniversário, em setembro.

Como toda empresa, todo produto, e até mesmo todas as pessoas, o visual de uma emissora deve acompanhar as tendências de moda, além de transmitir a sua mensagem para o público. Uma das maneiras de se alcançar isto é através de seu logotipo, ou símbolo como muitos preferem chamar. E a Record teve vários


1953
O primeiro deles é de 1953, ano da fundação. Era simplesmente uma rosa dos ventos, ao fundo da sigla TV, e com o nome da emissora abaixo. Há uma outra versão deste logotipo, mas com o número 7 embaixo, sem a palavra RECORD. Vale lembrar que naquela época, as estações de televisão eram mais conhecidas pelos telespectadores pelos números de seus canais do que por seus "nomes de batismo". Em 1960, comemorando 7 anos, seus diretores lançaram um logo comemorativo. De certa forma, isso é uma tradição da Record, já que outros logos especiais foram criados ao longo de sua história.

O Logo e os loucos anos 1970

Logos de 1970 e 1971
A marca é totalmente transformada, valorizando o 7, canal da emissora na capital paulista, já em 1970. Em 1971 foi criado o conceito visual que acompanharia a Record por quase toda a década. O logo "Record 7", com o número do canal dentro da letra O, surgiu ainda em preto e branco.

1972
Um ano após, passou a ter o desenho da torre transmissora, localizada na Avenida Paulista até hoje.


1973
A televisão brasileira ganha cores em 1972, e o logo da Record também, nas letras C, O e R, em azul, vermelho e verde (nesta ordem), o famoso RGB (red-vermelho, green-verde e blue-azul) necessários para formar a imagem colorida da TV.


Símbolos de 1975 e 1976
Dois anos depois, o tigrinho, que antes era apenas um mascote da emissora, se tornou símbolo do canal. Em 1976, a marca voltou a ter a sigla TV no nome, e ganhou um "sol" estilizado.

A marca da Record aos 30 anos

1980
1985
Os anos 1980 chegam , e a Record transforma seu logo, adotando um arco íris acima do nome da emissora. No ano de 1985 o dourado predominou no novo símbolo do canal, um losângo arredondado, formado por quatro prismas.

 Nova gestão, novo símbolo

1990
A Record inicia a década de 1990 com muitas novidades. Seu logotipo não poderia ficar de fora. Três "faixas", nas cores do RGB, em volta de uma esfera azulada, representando o mundo, é o conceito de marca mais antigo da emissora, com 23 anos. O nome "Rede Record" entrou no logo nesta época, e foi usado até 2003.

1993

Desde então, os designers do canal apenas modernizam o símbolo com o passar do tempo. Em 1993 surge a versão prateada.

Uma nova Record

1995
2003
De 1995 até 2003 a cor dourada prevalece novamente na marca, quando a esfera central passa a ser o globo terrestre mesmo. O símbolo acompanhava o slogan da emissora na época: "A TV que todo mundo pode ver". Também marca o nascimento da Record Internacional.

2007
Em 2007, ano de lançamento da TV digital no Brasil, as "faixas" ganham cores mais uniformes, o globo passa a ser azul e ganha destaque apenas a América do Sul.

No ano passado aconteceu a mais recente evolução no logotipo. O lançamento foi ao ar no dia 26 de fevereiro, no programa "Domingo Espetacular". A marca se tornou redonda, mantendo o conceito criado em 1990. A estreia foi muito divulgada pela Record. Vale a pena conferir a reportagem exibida pela revista eletrônica. Fontes: Mundo iD, rederecord.com.br . Agradecimentos: TV Record.

Curiosidade:

  • O canal 7 da rede de televisão americana ABC possui um logo muito semelhante ao usado pela Record de 1971 a 1980.


3 comentários:

  1. por que a rede record usou o logotipo do arcoiris de boiola?

    ResponderExcluir
  2. Dói no coração lembrar que a Record mudou o logotipo que permaneceu de 1995 a 2003! Ele era daquele jeito quando conheci essa emissora. E sempre achei que era o logotipo mais lindo que eu conhecia. Agora está uma vergonha, parece uma Jabulani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que a rede record usou o logotipo do arcoiris de boiola?

      Excluir