sábado, 19 de janeiro de 2013

O BEIJINHO BEIJINHO, TCHAU TCHAU DO XOU

Há 20 anos saía do ar o infantil "Xou da Xuxa"
Tudo tem um começo, meio e fim. Com "Xou da Xuxa", na TV Globo, não foi diferente. Em 31 de dezembro de 1992 a nave Xuxa fez sua última viagem nas manhãs globais. Vamos entender o que aconteceu.

A fórmula lançada em 1986 foi copiada em diversas emissoras do Brasil, e da América Latina. A apresentadora e sua empresária na época, Marlene Mattos, viram uma oportunidade de fazer uma carreira internacional. Após as apresentações na OTI (1989) em Miami, EUA, e no festival de Viña del Mar (1990) no Chile, Xuxa recebeu vários convites para levar o "Xou" para "los bajitos". A loira aceitou o convite da argentina Telefe. "El Show de Xuxa" estreou em 1991, e era retransmitido para 16 países da América Latina.

Em 1992, além do programa argentino, a apresentadora também conduzia o "Xuxa Park", na Espanha. O trabalho iria aumentar a partir do ano seguinte, pois a Rainha iria comandar o "Xuxa" nos Estados Unidos. O ritmo da carreira e o desgaste da fórmula, que se multiplicou pela concorrência, fizeram a apresentadora colocar um ponto final na trajetória do "Xou". A princípio o diretor geral da Globo na época, o Boni, não queria, mas aceitou o pedido. Xuxa passaria a comandar uma atração para toda a família, mas semanalmente.

Contudo o "Xou da Xuxa" não iria acabar sem um especial à altura. No último dia de exibição, Xuxa recebeu as primeiras Paquitas (Andreia Veiga, Andreia Faria, Letícia Spiller e Tatiana Maranhão), recordou os melhores momentos dos seis anos e meio do programa e se emocionou muito ao apresentar pela última vez um musical: Trem da Alegria, que foi a primeira atração na estreia em 1986. O grupo também encerrou a carreira em 1992, no palco do infantil.

Lágrimas rolaram no Fênix

Andreia Veiga, Patricia Marx, Angel e Simony prepararam uma surpresa e cantaram "Não diga adeus", já que diziam na época que a Rainha dos Baixinhos abandonaria seus súditos brasileirinhos. Mas as emoções não pararam por aí. A produção chamou o apresentador J. Silvestre para fazer com Xuxa o programa "Esta é a Sua Vida". Toda a família e amigos da artista compareceram, inclusive seu pai, com quem não falava há cinco anos.

A apresentadora encerrou o programa cantando "Sobreviveremos" e, pela última vez, subiu na nave que povoou o imaginário infantil. O chororô geral tomou conta do Teatro Fênix, e assim também foi na Argentina, em 1993. "Xou da Xuxa" marcou uma geração, que até hoje se lembra de diversos elementos que compunham a atração.

Curiosidades:

  • A música "Amiguinha Xuxa" foi a única executada durante toda existência do "Xou", pelo menos uma vez, além do tema de abertura; 
  • O programa teve exatamente 2000 apresentações. Xuxa cantou no programa nº 1000 que queria descer da nave mais mil vezes.


Te convido para rever a última descida da nave, a homenagem do quarteto de cantoras e a música "Sobreviveremos"

Agradecimentos: sthofen, TajoPezzini, siteworldx e Divulgação/TV Globo





Nenhum comentário:

Postar um comentário