sábado, 5 de janeiro de 2013

A TV DO APARTAMENTO AO LADO

Anúncio da nova emissora de 1952
Em 2012, o canal 5 de São Paulo completou 60 anos de atividade. É a sintonia a mais tempo no ar na capital paulista, uma das mais antigas do Brasil. Esta frequência abrigou duas emissoras: a TV Paulista e a TV Globo. Vamos saber um pouco mais sobre a primeira.

A segunda estação de televisão paulistana tinha sua sede no edifício Liége, na Rua da Consolação. Era a menor emissora do país, com seus estúdios montados na garagem daquele prédio. Os programas tinham que ser pensados sem grandes movimentos de câmera, por causa do espaço apertadinho. Grandes espetáculos? Nem pensar!!! Para se ter uma ideia de como eram poucos os recursos, o programa inaugural foi a telenovela "Helena", baseada na obra de Machado de Assis. No elenco, Paulo Goulart, Vera Nunes e Hélio Souto. Para economizar com o figurino de época, a trama de 1850 avançou cem anos, e foi ambientada nos anos 1950.

Os primeiros proprietários da TV Paulista eram empresários liderados por Luiz Fonseca de Souza Meirelles e Nestor Bressane Filho. Eles queriam inaugurar a TV antes da Tupi de Chateaubrind, mas problemas alfandegários no porto de Santos, e outros contratempos, atrasaram a estreia. Essas dificuldades acompanhariam o canal até 1954, quando Victor Costa assume a emissora.

O novo dono também era proprietário da Rádio Nacional de São Paulo, a maior força radiofônica da época. Montou um elenco estrelar, com Walter Forster, Álvaro Moya, Hebe Camargo, Manoel de Nóbrega, e muitos outros, além de transferir as instalações para a Rua das Palmeiras, onde a rádio já estava operando. No novo endereço, passou a contar com dois estúdios de verdade: um com palco giratório e piscina e outro com auditório.

A chegada de Roberto Marinho

Hebe em "Calouros Toddy", um de seus cinco programas no canal
Merecem destaque nesta época os programas "Hit Parade", com os maiores nomes da música brasileira, "O Mundo é das Mulheres", primeiro programa feminino da TV com a participação de Hebe Camargo,  "Praça da Alegria" criada por Manoel de Nóbrega, e "Bate Papo com Silveira Sampaio". O jornalismo estava representado com o "Mappin Movietone", com muitas notícias apenas lidas, sem imagens externas. Foi este telejornal inovou ao lançar três apresentadores para o seu noticiário. As novelas e as peças do "Teledrama" também fizeram parte da programação. Para as crianças, existia o "Circo do Arrelia" e a sessão "Zás Trás", um grande sucesso repleto de desenhos animados.

A nova década começa com as concorrentes crescendo e renovando seus equipamentos, e o falecimento de seu proprietário em 1960. A TV Paulista, ainda com dívidas, não consegue acompanhar a evolução tecnológica. Embora ainda invista em novas atrações, como "Vamos Brincar de Forca", atração na qual Silvio Santos se lançou como animador, os herdeiros de Victor Costa decidem vender a emissora para Roberto Marinho. Em 1966, o canal passou a produzir programas também para a recém inaugurada TV Globo, canal 4 do Rio de Janeiro.

Em 1968 um incêndio nos estúdios da Rua das Palmeiras destruiu a emissora, forçando a direção da Globo a buscar uma nova sede, na Praça Marechal Deodoro. Aliado a isso, o plano de montagem de uma rede de televisão sepultou a produção paulista, centralizando toda a programação no Rio. O canal 5 passou a se chamar TV Globo  - São Paulo, exibindo em rede os programas da matriz carioca e produzindo apenas telejornais locais. Isso mudou no final dos anos 1990, quando Serginho Groisman, Jô Soares e Ana Maria Braga passaram a conduzir seus programas direto dos modernos estúdios da Berrini. Os telejornais "Hoje" e "Jornal da Globo" também passaram a ser produzidos e apresentados direto da capital paulista.

Curiosidades:

  • O "Circo do Arrelia" foi o primeiro circo eletrônico da telinha;
  • Hebe comandou ao todo cinco programas semanais na TV Paulista;
  • A ideia do dominical "Programa Silvio Santos" foi de Victor Costa, que queria ocupar o horário vago com uma atrção com brincadeiras e prêmios;
  • A primeira novela da história da Globo era produzida pela TV Paulista: "Ilusões Perdidas";
  • Após 1968, o único programa produzido e transmitido pela Globo, direto da capital paulista, era o "Programa Silvio Santos". Nos anos 1980, os programas "TV Mulher" e "Balão Mágico" eram gravados nos estúdios da Marechal Deodoro;
  • Recentemente a TV Record tornou pública as investigações sobre a venda do canal 5 para Roberto Marinho. A família Ortiz Monteiro, herdeiros de um dos empresários que possuíam a TV antes de Victor Costa, queixava-se de irregularidades nos documentos de aquisição, e queriam assumir o controle da Globo-SP. Após julgamento, os Marinho foram julgados inocentes das acusações;
  • A única lembrança da TV Paulista presente na programação da Globo é a sessão de filmes "Corujão". A antiga sessão "Coruja" foi mantida na grade, e está no ar desde os anos 1960, portanto a mais antiga da TV brasileira.
  • Atualmente, o antigo prédio da TV, na Rua das Palmeiras, serve de estacionamento para os funcionários da Rádio Globo-SP, a antiga Nacional, também comprada por Marinho junto com a televisão.
Agradecimentos: horarionobre.tv.br, arquiamigos.org.br.

2 comentários:

  1. Eu tenho 61 anos de idade e me lembro muito bem da TV Paulista Canal 5 e do programa ZazTráz, mas me lembro também que o Circo do Arrelia era na TV Record aos domingos.
    Victor Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. De acordo com livros, sites e outras fontes, inclusive a autobiografia de Arrelia, publicada em 1997 (Arrelia-Uma Autobiografia, Ibrasa), o palhaço "estourou" na TV Record a partir de 1955. Mas antes disso, Waldemar Seyssel teve uma breve passagem pela TV Paulista e ainda participou de programas-testes da TV Tupi. Obrigado pela visita, e pela contribuição, Victor.

      Excluir