sábado, 4 de agosto de 2012

O REI DA PARÓDIA NO SÁBADO? QUEM SABE...

Renato Barbosa no palco de "Quem Sabe... Sábado!"
Em 1995, Raul Gil estava de mudança. Seu programa de sábado perdia espaço na Record, devido aos jogos do Campeonato Paulista, que a emissora transmitia na época. Mas não era todo final de semana que tinha jogo. Era necessário preencher o espaço, depois que o torneio terminasse. Para concorrer com o experiente animador, que foi para a Manchete, o canal 7 paulistano criou o musical "Quem Sabe... Sábado", em 1996.

O apresentador era uma figurinha conhecida do público. Renato Barbosa ficou famoso criando paródias musicais no "Show de Calouros" de Silvio Santos, nos anos 1980. O compositor acabou enveredando pela produção de diversos programas no SBT. Passou para a emissora do bispo Edir Macedo em meados dos anos 1990.

"Quem Sabe... Sábado!" era um grande desfile de sucessos da parada nacional. Todos os grandes nomes, que tocavam no rádio, passaram pelo palco do programa. Fosse nacional, fosse internacional, quem estava bombando, estava lá.

Mistura quente no Sábado!

No começo, Renato Barbosa também interagia com a plateia. Haviam quadros como a visita ao artista, onde era apresentada cada parte da casa de um famoso, e as moças do auditório tentavam adivinhar quem era o dono da residência. O programa também desenvolvia diversas promoções em conjunto com as emissoras de rádio FM de São Paulo.

O ritmo em alta na época era o pagode, mas outros representantes da axé music, do forró, do sertanejo e da música romântica também batiam o ponto no semanal.

O primeiro cenário da atração foi um reaproveitamento do "Programa Raul Gil". Em 1998, com a transferência da sede da Av. Miruna para as novas instalações na Barra Funda, "Quem Sabe... Sábado!" ganhou novo estúdio e novo cenário. Destaque para o capricho na iluminação, que lembrava uma discoteca. O programa foi escolhido para comemorar os 44 anos de inauguração da emissora, com um show apresentado ao vivo, direto do Sambódromo do Anhembi.

Em 1998, "Quem Sabe... Sábado!" saiu do ar para o retorno de Raul Gil à Record. Renato Barbosa continuou na emissora, trabalhando na produção e no roteiro de um outro programa: "Amigos & Sucessos".

Curiosidade: as meninas que faziam animação nos jogos do Campeonato Paulista participavam do semanal, fazendo suas coreografias na primeira fila do Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Você confere agora algumas apresentações que ilustram as fases do programa "Quem Sabe... Sábado!"

Agradecimentos: nilbernardes, oskarkosta, adrianisampacrew, frankyejacque







2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pouco Antes de transferir para Rede Manchete a partir de 30 de março de 1996 (ou seja daquele ano), no início do ano que havia estreado o novo horário ao meio-dia (horário do almoço) através do intervalo no Cine Aventura (sessão de faroeste)da Rede Record em 25 de Janeiro de 1996 no aniversário da capital dos 442 anos.

    ResponderExcluir