sábado, 25 de agosto de 2012

A NOVELA NA NOVELA

Tarcísio e Glória em Espelho Mágico, de 1977
A novela "Máscaras", exibida pela TV Record, não tem conquistado muita audiência. Vários podem ser os fatores. Um deles talvez seja a incompreensão da trama por parte do público. Essa não seria a primeira vez que isso acontece com um folhetim, e nem mesmo com o seu criador.

Em 1977, o autor Lauro César Muniz resolveu escrever uma novela que contava a vida dos atores de uma novela, do cinema e uma peça teatral, Cyrano de Bèrgerac, de Edmond Rostand. "Espelho Mágico" foi ao ar pela TV Globo há 35 anos, às 20 horas. A história envolvia os artistas da ficctícia trama "Coquetel de Amor", com Diogo Maia (Tracísio Meira) e Leila Lombardi (Glória Menezes). "Coquetel" era escrita por Jordão Amaral (Juca de Oliveira), apaixonado por Leila. Ele declara seu amor pela atriz através dos textos do seu folhetim.

Os dramas da novela real caminhavam com as dificuldades dos personagens da outra novela. Também estavam lá a bailarina Luíza Barbosa (Heloísa Millet), o jornalista especializado em artes e espetáculos Edgard Rabello(Carlos Eduardo Dolabella) e o comediante decadente Carijó (Lima Duarte). Os atores da novelinha atuavam na peça. As hisórias giravam em torno das dificuldades vividas pelos profissionais do meio artístico.

Duas em uma

Para mostrar como funcionava os bastidores de uma produção dramaturgica, a equipe da Globo realizou todas as etapas necessárias para colocar a novela "Coquetel..." no ar, desde escolha de elenco, figurino, até mesmo cenários próprios para a trama!

"Espelho..." usou metalinguagem, ou seja, contou a novela dentro de uma novela, e isso deu um nó na cabeça do público. Em certo momento, os telespectadores se viam torcendo pelos personagens de "Coquetel de Amor". Talvez por isso, os noveleiros de plantão tenham torcido o nariz para a trama.

Curiosidades: "Espelho Mágico" marca a estreia na Globo de Vera Fisher e Tony Ramos, este vindo com grandes sucessos da Tupi na bagagem. Ao final de cada capítulo, os atores davam depoimentos reais sobre os prazeres e as lutas enfrentadas pela classe artística e durante suas carreiras. No LP da trilha sonora estavam os dois logotipos das novelas!

Veja a chamada da novela e a abertura de "Espelho Mágico", além de uma cena com Tarcísio Meira, Carlos Eduardo Dollabela e Vera Fischer.

Agradecimentos: hclchicago, dvddatv, marcatudo22 e Divulgação/TV Globo





Nenhum comentário:

Postar um comentário