quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NÃO DIGA ALÔ, DIGA ALÔ CHRISTINA!

Christina Rocha dava prêmios pelo telefone, no SBT
Embora já tenham se passado 15 anos, a atual apresentadora do programa "Casos de Família" do SBT ainda é lembrada por sua primeira atração solo na emissora de Silvio Santos: "Alô Christina".

O game show estreou em 30 de abril de 1997. Era transmitido ao vivo, direto do Teatro Silvio Santos. Mas a abertura, mostrando a apresentadora nos glamurosos preparativos para cantar e dançar a música-tema do programa, já foi produzida no estúdio 2 do Complexo Anhanguera. Jô Soares gravava seu talk show neste local.

Christina Rocha é o que podemos chamar de "prata da casa". Está na emissora antes mesmo da inauguração da rede. Comandava no final dos anos 1970 na TVS-Rio "O Povo na TV", ao lado de Wagner Montes, Sérgio Mallandro e Roberto Jefferson, então apenas um advogado. Com o fim do polêmico programa, Christina apresentou diversas atrações, entre elas "TV Powww", e foi repórter do semanal "Viva a Noite" de Gugu Liberato. Em 1991 passou para a bancada do popular jornal "Aqui Agora".

Mas a apresentadora queria mais. Tinha vontade de ter um programa só seu. Tanto insistiu ao então cunhado Silvio Santos (ela foi casada com Rubens Pássaro, irmão de Íris Abravanel), que ganhou o "Alô Christina". O formato foi inspirado no argentino "Hola Suzana", que consagrou Suzana Gimenez como a "Hebe Camargo portenha".

Números nem tão favoráveis...

A fórmula era simples: bastava o telespectador enviar uma carta com seu número de telefone, e torcer para ser sorteado. A senha para o sortudo brincar ao vivo, quando o telefone tocava, era dizer o título do programa. Só por isso o felizardo já ganhava uma quantia em dinheiro (R$50,00 ou R$100,00). Nas diversas brincadeiras, tinha prêmios de todos os valores: de uma secretária eletrônica a um carro zerinho, zerinho!!!"Alô Christina" era uma opção para quem não queria ver o futebol das quartas na Globo. Meses depois, a atração passou a ser gravada.

A apresentadora consultou particularmente uma numeróloga, que sugeriu trocar a grafia do nome. Passou a ser "Alô Christinah", e depois "Alô Chystynah". Eram três segundos só para escrever o novo nome na vinheta de abertura! Mas parece que a consultoria não funcionou. Devido a baixa audiência, o game saiu do ar em março de 1998. No entanto existem fãs do programa na internet, que montam comunidades para aqueles que assistiam e sentem saudades do semanal.

Curiosidade: A supervisora de Christina Rocha era Nelly Raymond, produtora argentina amiga do dono do SBT desde os tempos da Globo, e uma das responsáveis pela criação do "Viva a Noite". Silvio Santos não desistiu da fórmula de "Hola Suzana", e aplicou-a novamente para o programa "Charme" com Adriane Galisteu, em 2004. Lembram-se do "Como vai, Galisteu", a senha para participar dos jogos?

Vejam a abertura, cheia de muito requinte e glamour, e o trecho inicial da estreia. E lembre-se: não diga alô, diga alô Christina... se a pessoa do outro lado da linha se chamar assim!!!

Agradecimentos: EnioMarcioValle e Reprodução/SBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário