quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
CARROSSEL-20 ANOS
Em janeiro, há alguns anos atrás, era comum a televisão rechear sua programação com reprises, os "melhores momentos", como eram conhecidos os repetecos de atrações cujos apresentadores estavam de férias. Essas atrações só voltavam ao batente após fevereiro ou março, sendo que no caso da Globo a nova programação só estreava em abril, no aniversário do canal! Hoje em dia só o Jô Soares possui tal privilégio.
Aqui no Loucura não temos férias!!! Então vamos continuar falando sobre nosso assunto preferido: televisão. Aliás, férias lembram crianças também. Nesse período elas também curtem o descanso das aulas. E pensando nelas, lembrei-me de um sucesso que estreou há 20 anos no SBT: "Carrossel".
A novela produzida pela emissora mexicana Televisa em 1989, chegou à emissora de Silvio Santos em um momento delicado da empresa. A economia nacional não ajudava em 1991. Os planos econômicos causaram prejuízos em todo o país, e o SBT estava no vermelho desde sua inauguração em 1981. Seu maior investimento em dramaturgia na época, "Brasileiras e Brasileiros", com Edson Celulari e direção de Walter Avancini, foi um retumbante fracasso. Aos 10 anos de existência, Silvio queria vender a emissora, quando adquiriu a história da professora Helena e os alunos da Escuela Mundial. A princípio, a trama não seria exibida naquele ano, mas a Televisa não tinha outras produções disponíveis.
A simplicidade dos cenários, figurinos e diálogos fizeram com que o público se identificasse com a história logo de cara. Os conflitos do dia-a-dia das crianças, junto com os problemas dos adultos como a separação de seus pais, encantavam o público. É claro que a rotina dos aluninhos também era retratada, assim como suas dificuldades como os problemas de matemática, o primeiro amor, as panelinhas, as travessuras, as diferenças entre meninas e meninos, além das diferenças de classes e até de raça. O racismo de Maria Joaquina, loira e rica, para com o colega Cirilo, negro e pobre, é uma das tramas mais famosas de "Carrossel". Nem mesmo quando o garoto ficou rico a loirinha abrandou o coração. A atriz Gabriela Rivero, a intérprete da professora Helena, visitou o Brasil, e teve tratamento de pop star, com direito a descida da rampa do palácio do planalto, acompanhada do então presidente Fernando Collor. Coisa fina!
A novela era exibida durante o "Jornal Nacional" na Globo, e fez um estrago na audiência do telejornal, chegando a marca de 20 pontos. Na época de seu lançamento foram lançados discos, álbum de figurinhas, brinquedos, além de materiais escolares. A produção foi reapresentada pelo SBT mais quatro vezes, sempre com grande sucesso. O remake de "Carrossel", "Viva as Crianças-Carrossel 2", foi apresentado pela emissora do dono do Baú nos anos 2000, mas antes levou ao ar "Carrossel das Américas", ambas também produzidas pela Televisa.
Ainda hoje são muitos os pedidos para que o SBT reapresente a trama original. A saudade do público é grande. Enquanto a novela não volta, a gente mata a saudade aqui no Loucura. Confira a abertura da novela, um resumo do primeiro capítulo, três sequências bem legais e a cena final da história. Embarque você também nesse carrossel!
Agradecimentos: ARQUIVOTV, tarcisio21, fabianamedeiros, parmaf12, viniciusnpo, emule.com.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário