sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

QUEM, COMO E POR QUE MATOU???


Ando meio que esquecendo de falar de novelas. Isso é uma falta grave! Afinal, um blog sobre TV não pode deixar de tratar do nosso principal produto televisivo de exportação.

Uma das tramas mais famosas que nossa telinha já produziu, e particularmente é uma das minhas preferidas, foi "A Próxima Vítima", de Silvio de Abreu. A novela foi produzida pela TV Globo em 1995, e foi ao ar às 20:30.

Para alavancar a audiência, os novelistas às vezes recorrem ao "quem matou", um assassinato misterioso na história, que só irá ser solucionado no último capítulo. Nesta novela ambientada nos bairros do Bexiga e da Mooca, em São Paulo, não havia uma vítima e sim 11, que eram mortas no decorrer dos capítulos. A brincadeira de detetive mobilizou o país, algo semelhante com o "caso" Odete Roitman de "Vale Tudo"(TV Globo, 1988).

O desfecho da história, com a revelação do matador do Opala preto, foi gravado poucas uma hora antes de ir ao ar. Os editores trabalharam durante o "Jornal Nacional" e a exibição do material já editado antes. Isso fez com que "A Próxima Vítima" terminasse às 23h! Além disso, outros finais foram gravados. Na primeira exibição Adalberto (Cecil Thiré) foi preso pelas onze mortes. Em Portugal, e aqui no Brasil no " Vale a Pena Ver De Novo", Ulisses (Otávio Augusto) era o criminoso.

Além disso, a novela também discutia temas sociais importantes como racismo (nesse caso, família negra era bem sucedida) e homossexualismo (ficou famoso o personagem Sandrinho, vivido por André Gonçalves, que inclusive sofreu o preconceito na pele). Não dá pra esquecer do verdureiro Juca (Tony Ramos), que possuía uma barraca no Mercado Municipal, que inclusive existe lá até hoje!

"A Próxima Vítima" entrou para a história da teledramaturgia nacional e não sai da memória dos brasileiros que acompanharam essa irresistível trama.


Agradecimentos: librianasp, eltonmgs, leosempredemais, speedsonic e TV Globo


Abertura da novela


As vítimas


O Assassino - 1995


O Assassino - "Vale a Pena Ver De Novo" em 2000


Matéria exibida no "JN", antes do último capítulo em 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário