sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SS 50 ANOS - A PRIMEIRA VEZ


O ano de 2011 reserva muitas alegrias para Silvio Santos, e ainda há motivos para comemorar! Se engana quem pensa que vou falar dos 30 anos do SBT. Calma, tudo a seu tempo, ainda é muito cedo. Neste ano, Silvio completa incríveis 50 anos ininterruptos comandando programas de auditório na televisão brasileira. Mais um recorde para sua coleção.

A história começou assim: em 1961, o "Peru que Fala", apelido que ganhou de Manoel de Nóbrega, já tinha o Baú da Felicidade desde 1958, como sócio de Nóbrega no princípio. Silvio também já comandava um programa na Rádio Nacional de São Paulo. Após um calote que o pai de Carlos Alberto de Nóbrega levara do primeiro sócio do Baú, ele viu no jovem locutor carioca a salvação de seu negócio. A princípio, Silvio não queria ir, mas o fez pelo respeito, gratidão e admiração que sentia por Nóbrega, que o acolhera na capital paulista como um pai, sem nenhum tostão no bolso. Já naquele tempo ele demonstrava grande aptidão para os negócios: fazia shows em circo, com a "Caravana do Peru Que Fala", vendia anúncios em uma revista de passatempos chamada "Brincadeiras para Você", e tinha um bar chamado "Nosso Cantinho", em sociedade com um cunhado de Hebe Camargo.

Ao assumir o Baú, Silvio tratou de torná-lo conhecido em São Paulo, através de sua caravana e dos anúncios na Nacional. Deu certo, mas a empresa estava crescendo muito, e necessitava de mais publicidade. Foi então que resolveu apostar num veículo recém-chegado ao país, e que poucos o entendiam bem: a televisão. O locutor decide alugar um horário noturno na TV Paulista, canal 5 (atual TV Globo SP). A idéia era bem simples, um jogo de forca com os fregueses do Baú, que concorriam a vários prêmios. Esse era o "Vamos Brincar de Forca".

Engana-se quem pensa que essa foi a estréia de Silvio Santos na TV. Antes ele havia sido locutor de comerciais das extintas Lojas Clipper. O começo na telinha também marca o início do Grupo Silvio Santos. O animador pensou que a propaganda exaustiva do Baú iria cansar o telespectador. Para isso criou a Publicidade Silvio Santos Ltda. Para muitos essa empresa, encarregada de todas as cotas de comerciais dos programas do animador, seria o embrião do SBT.

"Vamos Brincar de Forca" ia ao ar às Quartas-feiras. Ficou em atividade apenas um ano, quando o dono da emissora, Victor Costa, pediu que Silvio comandasse uma atração de duas horas, a partir do meio-dia, com jogos, brincadeiras e prêmios aos domingos, já que não tinha nada na programação da TV Paulista nesse horário. O dono do Baú topou, e estreou o "Programa Silvio Santos".

Claro que não existe nenhum vídeo desse programa, talvez nem o SBT possua. Muita coisa antiga do seu arquivo se perdeu nas enchentes que castigaram sua antiga sede, no bairro da Vila Guilherme. Mas no aniversário de 15 anos da emissora, por ocasião da inauguração do Complexo Anhanguera em 1996, Silvio relembra esse início de carreira e cita o programa "Vamos Brincar de Forca". No discurso, ele credita todo o sucesso na TV e fora dela ao Baú da Felicidade.

E isso é apenas o começo dos posts especiais que faremos sobre esses 30 anos de SBT e 50 anos de Silvio Santos na telinha!

Assista!

Agradecimentos: 1980Russo, SBT.


Inauguração do CDT e discurso de Silvio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário