quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TESTEMUNHA DA HISTÓRIA


Hoje, vai ao ar na Rede Globo a "Retrospectiva 2010", às 22h15. Essa é mais do que uma tradição, não só da emissora dos Marinho, mas uma obrigação dos departamentos de jornalismo da televisão. Porém a gente nota que não existe uma certa criatividade, ou um esforço para tal, em exibir os principais fatos do ano de maneira diferente das concorrentes. Até mesmo o título do programa é igual.

Mas já houve uma tentativa de se fazer algo diferenciado. Em plena virada do milênio, a rede BBC de Londres realiza um documentário, passando a limpo todo o século XX. A TV Record adquiriu os direitos de exibição no Brasil, e levou ao ar "Testemunha da História", com apresentação do jornalista Boris Casoy. Normalmente nesses especiais, os jornalistas aparecem em pé, em um cenário virtual. No caso de "Testemunha", Boris se manteve na bancada, mas até o seu "boa noite" inicial, a câmera viajava por um túnel de fotos marcantes da história recente.

A Record gostou do estilo, e "Testemunha da História" seguiu por mais dois anos como o programa especial para o jornalismo retratar o ano que se encerrava. Mas em 2003 a direção da emissora resolveu acompanhar a concorrência e o programa voltou a se chamar "Retrospectiva".

Não existem muitos vídeos do programa no YouTube, apesar da Record ter lançado o "Testemunha da História" em DVD. Abaixo, você acompanha um pedacinho da última edição do jornalístico, em 2002.

Claro que não poderia deixar de desejar um ótimo 2011 a você, leitor e leitora do Loucura. Desejo que esse ano novo seja muito melhor do que 2010, muita saúde e muita força para correr atrás de tudo o que deseja. Espero continuar com sua agradável companhia no próximo ano, afinal nossa loucura não tem limites e ainda tem muita história pra contar, relembrar, compartilhar.

Feliz 2011!!! São os votos de quem tem Loucura por TeVer!!!

Agradecimentos: AcervoIdeal

Nenhum comentário:

Postar um comentário