quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

UM ANO SEM LOMBARDI


Há exatamente um ano, o Brasil finalmente pode conhecer o dono da voz mais misteriosa da televisão. Pena que foi por ocasião da sua partida pro andar de cima. Em 2 de dezembro de 2009 faleceu Luiz Lombardi Neto, o Lombardi, eterno locutor de Silvio Santos.

Dono de uma voz inconfundível, o locutor de chamadas da TV Globo canal 5 de São Paulo queria ser narrador esportivo. Mas quis o destino que os caminhos dele e do Homem do Baú se cruzassem em 1965. Silvio queria um locutor para um novo quadro que iria lançar no seu programa de domingo, "Só Compra Quem Tem". Lombardi contou que, ao realizar o teste, o animador fez um sinal positivo para Luciano Callegari, diretor de produção da atração. E assim eles começaram. O locutor largou a Globo e foi junto com Silvio inaugurar a TVS-Rio em 1976, e se tornou marca registrada do domingo televisivo, sem nunca ter seu rosto no vídeo. Apenas as colegas de trabalho, que frequentam os auditórios, conheciam o misterioso locutor. O dono do SBT fazia questão de apresentá-lo antes de iniciar a gravação.

Sempre que algum imitador fazia as vezes de Silvio Santos, era necessário que mais alguém "aparecesse" como Lombardi. Suas locuções são inesquecíveis, e deixam todos os fãs do "Programa Silvio Santos" saudosos da voz que anunciava os prêmios, após a deixa "é você, Lombardi!"

Muito se cogitou na época sobre um substituto para o parceiro do dono do SBT. Mas seu lugar foi eternizado, e suas funções foram divididas. Patrícia Salvador faz os anúncios dos produtos Jequiti no "Roda a Roda", e um outro locutor, que já fazia os comerciais da Telesena, assumiu as chamadas para os resultados parciais. Silvio, no palco do sorteio, é que "canta" os números sorteados.

Lombardi também trabalhava na Rádio ABC, de Santo André. Lá, seu acessor era Levy Fioriti, um fã como poucos do trabalho de Silvio Santos e Lombardi. Ele é o criador da Página do Silvio Santos, onde podem ser encontradas curiosidades sobre o animador. Seu canal no Youtube possui vídeos incríveis, como essa entrevista de Luiz Lombardi.




Nas comemorações dos 28 anos da emissora, Lombardi deu uma entrevista para Beto Marden.




Esta foi a homenagem que o SBT prestou a um de seus mais antigos, e leais, funcionários.




No dia da morte de Lombardi, Silvio gravou seu programa, mas não mencionou o ocorrido. Fez apenas uma menção "aos amigos que já se foram".
Agradecimentos: levyfioriti, meliponarioprimavera, 001videomix, genilsonsantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário