sábado, 27 de outubro de 2012

ALEGRIA DA VIDA É APRENDER

Sônia Braga e Garibaldo em Vila Sésamo


Imagine ensinar para as crianças as cores, através da televisão em preto e branco? Loucura? Não, realidade desenvolvida com sucesso pela produção de "Vila Sésamo". O lançamento da primeira versão completa 40 anos em 2012.

O projeto vitorioso em diversos países nasceu nos Estados Unidos, criado pela Children's Television Workshop, em 1969. Os grandes protagonistas, em todas as edições realizadas, eram os bonecos criados por Jim Henson, o "pai" dos Muppets. A versão americana tem 37 temporadas, com 4.135 episódios.

A TV Cultura e a Rede Globo tinham interesse em fazer a versão brasileira do infantil. A co-produção entre as duas emissoras nasceu para preencher faltas que ambas tinham para produzir a atração sozinhas. A Cultura não tinha grana suficiente, mas a Globo não dispunha de estúdios livres para gravar no Rio de Janeiro. Então, a emissora educativa entrou com suas dependências em São Paulo, além de uma parceria com a Xerox, e o canal de Roberto Marinho entrava com o restante do valor pelo pagamento de direitos.

Mas nem tudo foi fácil. Os diretores americanos queriam que o programa brasileiro chama-se Rua Sésamo. A ideia era fazer a tradução literal do original gringo, "Sesame Street". Cláudio Petraglia, diretor da TV Cultura, pediu para o cenógrafo Ferrara fazer umas fotos de algumas vilas no bairro paulistano do Bexiga. Petraglia achava que "Rua" não ficava bem para o Brasil. A partir das fotos e do projeto cenográfico produzido por Ferrara, o diretor defendeu que aqui, a realidade era mais comum em vilas.

Atores e bonecos na mesma vila

O infantil tinha uma produção nacional, e exibia trechos dublados do programa dos Estados Unidos. São conhecidos dos baixinhos brasileiros o sapo Caco, a dupla Ênio e Beto, e muitos outros. Em terras tupiniquins, os atores Paulo José, Flávio Migliaccio, Milton Gonçalves, Aracy Balabanian, Armando Bogus e Sônia Braga contracenavam com bonecos como o mal-humorado Gugu, o rato-elefante Funga-Funga, além da participação de crianças carentes no programa.

O Garibaldo brasileiro, vivido pelo ator Laerte Morrone, merece um destaque especial. O pássaro gigante, na versão yankee Big Bird, tinha um monitor dentro da fantasia, para o manipulador ver o que acontecia em cena. No formato brasuca, sem muita verba, Laerte passava muito calor dentro do boneco, e enxergava o mundo em sua volta por uma pequena abertura na roupa da ave. Por isso, Garibaldo era maluquinho, bem diferente de seu primo americano.

"Vila Sésamo" ensinava as letras, as cores, os números, além de transmitir noções de higiene, saúde,  convivência social e valores humanos de maneira alegre e divertida. A parceria Globo/Cultura durou até 1974, quando a emissora carioca pôde assumir sozinha a produção. Esta primeira versão ficou no ar até 04 de março de 1977. Muitos adultos, que cresceram assistindo o programa, pediam a sua volta. Foram atendidos, e em 29 de outubro de 2007, a TV Cultura traz novamente o infantil, repetindo a parceria com a produtora americana.

O pássaro azul

Até hoje a atração tem milhares de telespectadores espalhados pelo Brasil, através das emissoras educativas que exibem o programa. A fórmula continua a mesma, porém foram acrescentados elementos novos, como a linguagem da internet. Juntamente com "Cocoricó", "Vila Sésamo" é um dos campeões em licenciamento pela emissora da Fundação Padre Anchieta.

Vale a pena assistir alguns trechos do programa nas fases da Cultura, da Globo e a volta de "Vila Sésamo" nos anos 2000. Criatividade pura, em nome da educação! Curiosidade: o Garibaldo de 1972 era azul. 35 anos depois, o pássaro ganhou sua cor original, o amarelo.

Agradecimentos: Tiago43, BAUDATV, bobshuttle, RogerioAndre, davicurygomes, meubebenaweb, maxwell705, Veja e Reprodução/TV Cultura/TV Globo















2 comentários:

  1. Tem como me enviar a foto em tamnho grande? Meu e-mail é rodoliber@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tem como me enviar a foto em tamnho grande? Meu e-mail é rodoliber@gmail.com

    ResponderExcluir