Sérgio Mallandro em "Oradukapeta", no SBT, há 25 anos |
Um verdadeiro sheik no harem da TV para baixinhos, repleto de apresentadoras, Sérgio estreou em 1987 o programa "Oradukapeta", um dos grandes sucessos de sua carreira e do SBT. Foi o primeiro apresentador masculino de programas infantis da emissora a aparecer "de cara limpa", ou seja, que não era um personagem como o Bozo. Mallandro no palco era tão criança, ou mais, do que a platéia que frequentou os estúdios da Vila Guilherme.
Além de vários desenhos animados, brincadeiras e sorteios, o programa tinha quadros como o goleiro Mallandroviski, o maior frangueiro de todos os tempos, que desafiava os meninos no chute a gol no palco. Também tinha o Super Mallandro, um super heroi atrapalhado, que sempre acabava arrumando confusão. Além dos bonecos anjinho, capetinha e o carteirinho, que trazia as correspondências da atração.
O quadro que mais marcou a trajetória do apresentador nasceu neste programa: "Porta dos Desesperados". Essa sátira ao quadro "Porta da Esperança" de Silvio Santos proporcionava para as crianças muitos brinquedos, jogos e bicicletas, ou um baita susto com um dos dois monstros que podiam sair das três portas. A molecada podia participar no palco ou em casa através de cartas. Mas para ser escolhido tinha que estar muito desesperado, gritar, se jogar no mar e se esgoelar depois de ver um tubarão, uma baleia, um polvo, um caranguejo, uma cobra, uma aranha (essa liberdade criativa é do Sérgio, não minha!!!) e muitos outros.
Não demorou muito e o apresentador também estava gravando discos para a garotada. Canções recheadas de "glu-glu", "yeah-yeah", "chu-chu", os bordões de Sérgio no programa, em pouco tempo estavam na boca da galerinha. Aliás, se nessa época, auge do "Xou da Xuxa" na Globo, era comum encontrar na rua várias "xuxinhas", graças ao "Oradukapeta" era possível encontrar diversos "mallandrinhos", usando macacão, tênis e boné de lado.
Mallandro sempre encerrava seu programa "deixando o seu coração" através de uma mensagem de otimismo e confiança no futuro dos brasileirinhos. O infantil ficou no ar nas manhãs do SBT até 1990, quando Sérgio Mallandro foi convidado pela Globo para ocupar o horário de Chacrinha, falecido em 1988, nos sábados.
Curiosidade: Xuxa e Sérgio Mallandro se conhecem desde muito jovens, no Rio de Janeiro. Os dois participaram juntos de "Cidade Contra Cidade", onde Silvio deu o nome artístico do futuro jurado e apresentador. Essa amizade permitiu que a Rainha dos Baixinhos levasse a "Porta dos Desesperados" para o seu programa "El Show de Xuxa" na Argentina.
Quem não viu vai ver, e quem já viu var de novo a abertura, alguns trechos e a famosa porta de prêmios e sustos de "Oradukapeta"
Agradecimentos: hkuniochi, elvisn, BAUDATV e Geração8090/SBT
Nenhum comentário:
Postar um comentário