sábado, 8 de maio de 2010

VIVA A NOITE


O momento atual da carreira de Gugu Liberato tinha tudo para ser o melhor dos seus 35 anos de trabalho em TV. Mas não é. O apresentador agora na Record amarga sucessivas derrotas para seu ex-patrão Silvio Santos. Isso porque ele foi contratado pela emissora dos bispos para brigar pela liderança no horário!

É engraçado ver como as coisas mudam. Eu me lembro do Gugu começando como animador de auditório no Viva a Noite, ainda pela TVS, atual SBT. Que saudades dessa época... Quem nasceu nessa época sabe cantar alguns sucessos do programa como "Docinho Docinho", "A Dança da Galinha Azul" e o "Baile dos Passarinhos". A gente se divertia... e sabia! Os sábados à noite nunca mais foram os mesmos na TV.

O programa tinha três apresentadores, mas no final, o carisma de Gugu o fez titular da atração. Uma curiosidade: nos primeiros anos do Viva a Noite, o apresentador usava o mesmo microfone do dono da emissora. Já ouvi dizer que era para que o telespectador tivesse um Silvio Santos diferente, com o rodízio do trio. Mas se for assistir a outros programas do SBT na mesma época, você encontra o J. Silvestre, o Raul Gil, e até o Sérgio Chapellin com o mesmo equipamento!

O formato era uma mistura de outros dois programs internacionais, mas quem deu cara brasileira para a atração foi Gugu. A impressão que se tinha era de uma grande festa, uma grande bagunça, onde tudo podia acontecer, sem um roteiro. O telespectador participava ao vivo, atendendo as absurdas solicitações do animador, como "tragam uma tampa de privada". A porta do Teatro Silvio Santos ficava repleta de pessoas que atendiam aos mais loucos pedidos, em busca de prêmios.

Não bastava ter musicais no programa, tinha que ter algo a mais. Nasceu assim o Sonho Maluco, onde o público podia realizar os mais inusitados sonhos com seu artista preferido. Também tinha o Sonho de Última Hora, para as moças do auditório terem suas fantasias atendidas ali no palco!

A atração era uma febre nos sábados à noite. Em sua fase final, tinha a competição entre homens e mulheres famosos, com várias provas como a mímica, o desenho, os balões (bexigas em São Paulo), a torre de champanhe, o que é o que é, o artista disfarçado e várias outras. O trio vencedor levava um troféu muito legal, a lua de neon.

Todos os grandes nomes da música dos anos 80 passaram pelo palco do Viva a Noite, incluindo os artistas da Promoart, empresa de Gugu que lançou o grupo Dominó, Polegar e Banana Split. Mas o grande destaque era Gugu Liberato, que decolou como apresentador nesta época, e foi até convidado pela Globo para ocupar os domingos à tarde, horário que foi assumido pelo Faustão. Ele chegou a ser eleito pela imprensa o sucessor de Silvio Santos, rótulo que carregou até 2009.

Gugu comandou o Viva a Noite de 1982 a 1991. Junto com o Domingo Legal e o Sabadão, foi um grande sucesso de sua carreira. Nos últimos anos, pelo menos para mim, Gugu se tornou mais um apresentador do que um animador, que contagia o auditório e o telespectador. Talvez agora, precisando se reinventar, faça ressurgir o grande animador que levantava um Brasil inteiro com seu grito de VIVA A NOITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário