domingo, 2 de maio de 2010

A TV DO FUTEBOL, DO VÔLEI, DO BASQUETE, DO AUTOMOBILISMO EM UM DIA SÓ!


Imagine várias atrações exibidas numa maratona de 10 horas seguidas, no domingo. De qual programa estou falando? Se você pensou no Silvio Santos se enganou, pois essa jornada era esportiva, ia ao ar pela TV Bandeirantes e atendia pelo nome de Show do Esporte.

O programa começou a ser exibido a partir de 1983 e apresentava uma variedade de modalidades que não eram tão assistidas pelo brasileiro. Eram campeonatos de vôlei, basquete, automobilismo e até sinuca! Claro que o futebol não ficou de fora. Além dos campeonatos regionais e do brasileirão, o programa trazia também os torneios italiano e espanhol, inéditos no Brasil. Uma overdose esportiva, que rendeu à Band o apelido de Canal dos Esportes. O pontapé inicial para a criação do Show do Esporte foi a contratação de Luciano do Valle, que ficou 11 anos na Globo como o narrador número 1. Outros nomes de peso da cobertura espotiva também foram contratados como Silvio Luis e Álvaro José. A apresentação do programa ficava por conta de Elia Júnior, Elia Marina, Simone Mello, Luis Andreotti e Silvia Vinhas (foto).

A escalada dos esportes começava às 10h e terminava às 20h, e apresentou competições inéditas na TV brasileira, como a Formula Indy, além de transmitir o começo das carreiras brilhantes de Paula e Hortência no basquete, e Giovanni e Tandy no vôlei, nossos grandes (e grandes!) medalhistas olímpicos. Show do Esporte também "inovou" ao inserir os merchandisings, os comerciais apresentados dentro do programa por um feliz apresentador ou uma alegre modelo, insistindo para o telespectador ligar agora, em pleno domingão! Era a volta das garotas-propaganda que brilharam na telinha nos áureos tempos da TV à lenha, nos anos 50.

O programa deu tão certo que gerou filhotes como o Verão Vivo, que privilegiava os jogos de vôlei de praia e futebol de areia. Show do Esporte tinha uma boa audiência e imprimiu uma marca à Band, mas uma mudança de filosofia da emissora encerrou a maratona, após 20 anos no ar. A atração está de volta, agora no canal pago Band Sports, desde fevereiro deste ano.

Essa loucura serviu para mostrar que existe espaço e público para todos os esportes na TV do Brasil, e não somente para o futebol.

Um comentário: