sábado, 22 de maio de 2010

JÔ SOARES 11:30

Gugu Liberato sendo entrevistado no "Jô Soares 11:30"
A única coisa que não mudou foi a inconstância no horário. O atual Programa do Jô na Globo não tem hora certa para começar como seu embrião, o Jô Soares 11:30 no SBT.

Vamos voltar a 1988, quando o humorista queria dar novos rumos para sua carreira, mas não encontrava esse espaço na emissora de Roberto Marinho. Ele comandava o bem sucedido Viva o Gordo, porém queria também um programa de entrevistas com humor, idêntico aos modelos americanos. Silvio Santos queria nomes de peso (sem nenhuma referência a forma física do Jô) para dar qualidade para sua emissora. Já tinha contratado a Hebe, o Carlos Alberto de Nóbrega e chamado o Gugu de volta. O Homem do Baú viu a grande chance de ter Jô Soares realizando seu sonho. Foi assim que em 16 de agosto de 1988 estreou o Jô Soares 11:30. O humorista também comandava o Veja o Gordo, seu último programa com personagens.

Já naquela época, Silvio mexia na grade de programação diariamente. Por isso o programa de entrevistas nunca começou às 23:30. A atração era animada pelo som do Quarteto Onze e Meia, que depois virou Quinteto Onze e Meia. Hoje é apenas o Sexteto. Mas sempre teve duas participações hilárias: Derico, o AAA (Assessor para Assuntos Aleatórios) e o Bira, com sua risada inconfundível. Todos eles eram da orquestra do SBT, que atuava em diversos programas, como o Show de Calouros.

Jô Soares 11:30 teve um papel importante na história política brasileira. Por lá passaram os primeiros candidatos à presidência, após a ditadura, os integrntes da CPI que provocou a queda do então presidente Fernando Collor e os grande nomes do poder nacional e internacional. Mas Também muitos artistas passaram pelo Talk Show. Um dos mais lembrados é o ator Carlos Villagran, o Quico do seriado Chaves. Pelo sofá do gordo também passaram nomes do esporte como Ayrton Senna e Pelé.

Após 11 anos, Jô retorna para a Globo. No dia 31 de dezembro de 1999, no último programa, os convidados foram Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe e Gugu. Algumas das loucuras do programa: a eterna curiosidade dos convidados e do público em saber o que Jô bebia na famosa caneca, e o único dia em que a atração foi ao ar no horário, no último programa.

Boa parte do público que acompanhou esta fase prefere as pautas dessa época, pois o SBT não tinha o elenco global para rechear o programa. Exigia jogo de cintura. É muito mais facil levar entrevistados quando é na Globo, mesmo com a inconstãncia e o tardio horário (tem dia que vai ao ar às 1:45 da manhã, quase um Bom Dia Jô!). Para mim o Jô Soares 11:30 marcou época e ficará na memória dos fãs de TV feita com criatividade. Um beijo do Gordo... quero dizer, do louco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário