sábado, 15 de maio de 2010

RECORDAÇÕES DE ANOS INESQUECÍVEIS


Recentemente, foi publicado um ensaio sensual de Danica McKellar. Para os desavisados de plantão, essa gata de 36 aninhos fez muito garoto sonhar com o primeiro amor, igual ao que tinha Kevin Arnold (Fred Savage) por Winnie Kooper, personagem dessa atriz no seriado Anos Incríveis.

Essa série foi transmitida pela primeira vez no Brasil, na melhor fase da TV Cultura, entre 1994 e 1995. Foi produzida nos EUA no final dos anos 80 pela rede americana ABC. Kevin e Winnie viviam na periferia, no ano de 1968, quando acontecia a guerra do Vietnã. No primeiro episódio, Arnold já disse a que veio e, unindo o útil ao agradável, rouba o primeiro beijo consolando Winnie que chorava a morte do irmão mais velho, morto na guerra. Malandrinho...

Juntos, o casal enfrentam as dificuldades e sentem as alegrias da adolescência, até o início da fase adulta. Mas a família e os amigos de Kevin também participam, e muito de Anos Incríveis. Os pais Jack e Norma Arnold (Dan Lauria e Alley Mills), os irmãos Karen e Wayne (Olivia d'Abo e Jason Hervey) e o melhor amigo Paul Pfeiffer (que hoje em dia parece um clone do Marilyn Manson, mas na verdade é Josh Saviano).

Tem algumas curiosidade da série, que talvez o grande público não saiba. Se lembram que houve uma boa parte da série em que os jovens namorados ficaram separados? A decisão foi tomada pela produção do programa, pois Fred era menor que Danica. Era preciso esperar o tempo passar para os jovens continuarem seu romance. Alias, os interpretes de Kevin e Winnie começaram um namorico durante as gravações.

Anos incríveis tem o dom de conduzir o telespectador do riso à emoção no mesmo episódio. Digo tem porque continua sendo reprisado em vários canais, abertos ou pagos. A série termina no ano de 1973, no aniversário da independência americana. É o episódio em que o casal passa a noite em um celeiro, e que muitos juram rolou a primeira vez dos dois! Acho que essa dúvida nem os protagonistas respondem com certeza.

O único problema para a série ser lançada em DVD é uma das maiores qualidades que possui: a trilha sonora. As músicas são de primeira qualidade, de Beatles a Joe Cocker (sem atribuição de valor a ninguém, seria injusto!). Mas as canções pertencem a mais de uma gravadora, o que dificulta a liberação dos direitos para o lançamento do box. Uma pena!

Todos que assistem se emocionam e se reconhecem em algum momento, com alguma situação ou personagem da história. Alguns episódios podem ser encontrados no YouTube. Hoje em dia, Fred Savage é diretor de TV, e seu mais recente trabalho foi a série Drake e Josh, exibida no Brasil pela Globo. E Danica (ah... Danica...), atuou em vários seriados com The West Wing-Nos bastidores do poder , que foi transmitida pelo SBT.

Quem encerra hoje não sou eu, e sim Kevin Arnold, com a última fala de Anos Incríveis: "Crescer é algo muito rápido. Um dia você usa fraldas e no outro você vai embora. Mas as memórias da infância permanecem com você. Lembro-me de um lugar, uma cidade, uma casa como várias outras casas, um quintal como vários outros quintais, em uma rua como várias outras ruas. E o fato é que, após todos estes anos, eu ainda olho para trás e penso: 'foram anos incríveis'".

Um comentário: