quinta-feira, 25 de julho de 2013

ESPECIAL RECORD 60 - "LUGAR DE CRIANÇA É NA RECORD"

Waldemar Seyssel (1905-2005), o Arrelia formou-se em Direito
Se hoje a programação infantil da Record limita-se a exibição da série "Todo Mundo Odeia o Cris" e o desenho "Pica Pau", a grande aniversariante da TV brasileira deste ano já teve muitos clássicos programas que animaram a garotada!

Um dos primeiros foi o "Cirquinho do Arrelia" (1955-1966), um dos maiores sucessos, e mais lembrados, do canal 7. Mas o moderno também tinha espaço, e um super-heroi brasileiro foi criado na emissora. O "Capitão 7"(1954-1966), com Ayres Campos e Idalina de Oliveira, viveu diversas aventuras, combatendo o mal ao vivo, contando com a torcida de seus fieis telespectadores mirins.

A molecada também contou com programas de auditório inesquecíveis, como "Pullman Jr.", com Cidinha Campos e Durval de Souza (1953-1969) e "Grande Gincana Kibon" com Vicente Leporace e Clarisse Amaral (1955-1971), uma espécie de avô do "Ídolos Kids". Com a chegada de Silvio Santos à Record, em 1977, os pequenos também contavam com alguns programas do homem do Baú dedicados a eles, como "Domingo no Parque".

Mas esta não foi a única influência do futuro dono do SBT na programação infantil. Poucos se lembram, mas o Bozo estreou em telinhas brasucas na Record, em 1980. Pegando embalo na onda de Xuxa na Globo, a emissora lançou o "Pintando o 7"(1988) com Andréa Veiga, a primeira paquita. Gugu Liberato também foi o responsável por uma atração para crianças. "Casa Mágica" com Alan Frank (do grupo Polegar) e Silvinha (ex-assistente de palco do "Viva a Noite"), realizada com auxílio do apresentador, estreou na década de 1990 no canal 7.

Parques, Mundos e Vilas das crianças

Eliana apresentou infantis na Record por 7 anos
Quando Edir Macedo comprou a empresa, muitos foram os investimentos realizado neste setor da programação. Por lá passaram Gerson de Abreu, o "Agente G"(1995-2000), Mariane e a "Tarde Criança" (1995-1996), Mara Maravilha com "Mara Maravilha Show"(1995) e "Mundo Maravilha"(1997), e a Vovó Mafalda vivida por Valentino Guzzo com os "Desenhos da Vovó"(1997).

Mas quem deixou uma grande marca na emissora foi a apresentadora Eliana. Contratada em 1998 para apresentar o "Eliana e Alegria", a "miss dedinhos" seguiu levando educação e diversão para a garotada, mas inovou ao conduzir o programa diariamente ao vivo, realizando inumeras brincadeiras fora do estúdio, e com apenas um desenho animado: "Pokemón". A loirinha também apresentou "Eliana no Parque"(1999), "Eliana na Fábrica Maluca"(2001) e o infanto-juvenil "Eliana"(2004), antes de migrar para o público adulto.

A emissora também apostou em propostas educativas como o "Vila Esperança" (1998) ou de puro entretenimento como o "Programa da Hora" (1999), com a cantora mirim Thaís Pina, lembra dela? A sessão "Record Kids", que exibe atualmente o único desenho da casa, já foi chamada de "Domingo Alegria". Mas a tendência de mercado, que deixa os programas infantis para a TV paga, reduziu a quase zero a produção de atrações deste gênero, não só na Barra Funda como em quase todas as emissoras. Porém fica a saudade e o carinho por estes profissionais e seus inesquecíveis programas.

Curiosidades:
  • O slogan que serve de título para este especial foi usado pela primeira vez em 1995, quando a programação infantil estava em alta no canal;
  • Atual coringa da emissora, o "Pica Pau" é exibido desde 2006. Mas não é a primeira vez que o pássaro criado por Walter Lantz passa pelo canal 7. O primeiro pouso na Record aconteceu na década de 1960, ainda em preto e branco.  

Vamos conferir três atrações infantis da Record: uma homenagem ao Arrelia, um trecho do "Agente G" e a estreia de "Eliana & Alegria". Agradecimentos: primeboxbrazil.tv.br, musicasinfantis80.xpg.com.br, Rubens Faria Gonçalves, z80s e Blog Eliana & Diego.








Nenhum comentário:

Postar um comentário