quarta-feira, 17 de julho de 2013

CRÍTICA: O REAL VALOR DE CHIQUITITAS

A autora Íris Abravanel: "Quero gerar empregos"
No último dia 15 de julho, mês de férias escolares, estreou a segunda adaptação infantil de Íris Abravanel no SBT. "Chiquititas", sucesso no final da década de 1990, conseguiu superar a média do mesmo período de sua antecessora "Carrossel", também adaptada pela esposa de Silvio Santos e que ainda está no ar. Manter as duas novelas no ar por algum tempo é uma estratégia para que os órfãos das aventuras da turma da professora Helena se acostumem com as travessuras dos órfãos do "Raio de Luz". Ponto para o SBT.

Porém o grande valor de "Chiquititas" não está somente na audiência e nos lucros com os futuros CDs, DVDs e uma infinidade de produtos licenciados. A importância desta produção está na manutenção de um público que não tinha mais o que assistir na TV, desde a estreia da nova versão da mexicana "Carrusel".

Os investimentos aumentaram. É visível aos olhos dos telespectadores o capricho que a equipe da emissora teve com cenários, figurinos, iluminação e seleção de atores, especialmente o elenco infanto-juvenil. E isso também é mérito do consagrado diretor Reynaldo Boury, experiente no ramo e responsável por diversos sucessos em sua extensa lista de novelas.

Se "Chiquititas" der tão certo quanto "Carrossel", será mais um mercado de trabalho aberto para um número grande de profissionais paulistas que poderiam estar desempregados. São roteiristas, iluminadores, técnicos, câmeras, assistentes de estúdio, figurinistas, continuístas, maquiadores, cenógrafos e muito mais, trabalhando, movendo a economia.

Num mercado que já é fechado e concorrido, com a Globo no Rio, a Record reduzindo custos e Band desistindo de dramaturgia, é uma grande alegria para os profissionais da área ouvir a autora Íris Abravanel declarar, em entrevista concedida a Marília Gabriela, que seu principal objetivo é gerar empregos.

Como profissional de comunicação, minha torcida para que a novelinha seja um sucesso vai além da disputa pela vice-liderança no IBOPE. Só será possível medir o quanto o público realmente gostou da trama após o fim do folhetim da "Escola Mundial", embora a emissora tenha feito a lição de casa quanto à estratégia de divulgação, exibição, além do cuidado com o produto. Torço, acima de tudo, para que o SBT consiga firmar novamente na capital paulista, uma central de produção de novelas, coisa que deixou de existir com o fechamento da TV Tupi em 1980.

Confira a nova abertura de "Chiquititas". Agradecimentos: Quem Acontece e SBTonline.



Nenhum comentário:

Postar um comentário