segunda-feira, 22 de julho de 2013

A MANIA DA EXCELSIOR FAZ 50 ANOS

Anúncio de uma das primeiras novelas a
utilizar o vídeo tape (VT)
Parece que foi ontem, mas a telenovela diária brasileira completa hoje 50 anos. Uma verdadeira mania nacional, a primeira trama a realizar tamanha ousadia para a época foi "2-5499 Ocupado", exibida pela TV Excelsior a partir de 22 de julho de 1963, às 19:30h.

Um engano telefônico foi o pontapé inicial de uma história simples, porém envolvente. Uma presidiária, Emily (Glória Menezes), vai trabalhar como telefonista na cadeia onde cumpre pena, graças a seu bom comportamento. Na primeira ligação, ela conhece Larry (Tarcísio Meira), um importante advogado, ao discar um número de telefone errado. Mas as vozes encantam mutuamente e aí começa a trama amorosa.

Entre outras estrelas, participaram dessa aventura do antigo canal 9 paulistano os atores Gilberto Salvio, Lolita Rodrigues, Neuza Amaral, Maria Aparecida Alves e Lídia Costa.

Essa novela tem vários marcos para a história da teledramaturgia. Até 1963 era comum as novelas serem apresentadas duas ou três vezes por semana. Mas a Excelsior percebeu que para essa produção ganhar o gosto do público era preciso fidelizar o telespectador, apresentando capítulos diários. Esta decisão foi tomada dias depois da estreia.

O par romantico favorito dos brasileiros

Depois desta novela, o casal seria escalado em várias
novelas da Rede Globo
Embora tivessem gravadas cenas em cadeias reais, muitas imagens "externas" foram realizadas em estúdio, com direito a vento, chuva e tudo!!! A trama também consagrou Tarcísio e Glória como o grande casal das novelas brasileiras. Como a maioria das novelas daquela época, "2-5499 Ocupado" foi  realizada em parceria com a "Grande Novela Colgate".

Hoje, cinco décadas depois, a telenovela passou por várias transformações, e ganhou diversos formatos. Porém o passar do tempo não diminuiu o interesse e a repercussão que essas histórias tem em nossa sociedade. Boas ou ruins, polêmicas ou singelas, curtas ou compridas, a verdade é que o gênero não passa despercebido pelo público, sendo o único a fazer a diferença na audiência de uma emissora.

Ah, e claro que a presidiária e o advogado, após enfrentarem muitos conflitos, ficaram juntos no final!!!

Curiosidades:

  • "2-5499 Ocupado" foi apresentada em todo o Brasil, e causou um tremendo problema para um gaúcho. O número de seu telefone era o mesmo que era título da novela. Várias pessoas ligavam para este número para saber se existia de verdade! O dono desta linha teve que mudar de telefone.
  • O texto original era do argentino Alberto Migré, e foi adaptado por Dulce Santucci. A TV Record, através da produtora JPO, realizou o remake desta trama. "Louca Paixão", com Maurício Mattar e Karina Barum foi ao ar em 1999.
Vamos rever o remake de "2-5499 Ocupado", já que não existem na internet imagens da primeira versão. Você assiste a abertura de "Louca Paixão" e a cena da ligação errada. Agradecimentos: Blog do Curioso, M de Mulher, rederaiuga e Célia Ferreira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário