quinta-feira, 20 de setembro de 2012

OS 25 ANOS DE "QUEM PROCURA ACHA AQUI"

Slogan do SBT entre 1987 e 1989
O ano de 1987 foi muito importante na história do SBT. Com logotipo novo, o famoso com cilindros coloridos, completando seu primeiro aniversário, a emissora de Silvio Santos inicia uma estratégia para tirar do mercado publicitário a imagem de "popularesca", que a acompanhava desde sua inauguração, 6 anos antes. Além de iniciar um processo de qualificação da programação, ressaltada com as chegadas de Hebe Camargo e Carlos Alberto de Nóbrega, a então TVS lança a campanha "Quem Procura Acha Aqui".

Silvio queria que o jingle caísse no gosto do povo, e se aproveitou do ditado popular "quem procura acha" para garantir a aceitação da proposta pelo público. Rick Medeiros era o responsável pelas compras e adaptações de formatos estrangeireiros e vinhetas, principalmente americanas, para as telinhas brasucas. Mas neste caso, o dono do SBT não queria muitas alterações das versões Yankees. As redes de televisão norte americanas são craques também nesse setor. Sabem como poucos no mundo criar um institucional envolvente e empolgante.

Vamos todos achar aqui!

A campanha escolhida foi "Be There" (está lá), produzida pela NBC em 1983. Mário Lúcio de Freitas, produtor musical, trabalhava com o Homem do Baú desde os tempos das caravanas de circo que o animador fazia pela capital paulista. Ele foi o responsável pela letra em português da vinheta. A marcante voz feminina é de Sarah Regina, intérprete do tema de abertura da novela mexicana "Chispita" (SBT, 1984). Um sucesso estrondoso. Em 1988 foi lançada a segunda versão de "Quem Procura Acha Aqui", em cima da americana "Let's All Be There" (vamos todos estar lá) de 1984, também da NBC. Com a consolidação da vice-liderança em audiência, de ponta a ponta, o institucional ganhou uma nova versão em 1989, inspirada na mesma trilogia gringa, só que agora no filme produzido em 1985.

Muitos que eram crianças naquela época, ou os fãs mais apaixonados pela emissora, se lembram com carinho da musiquinha, e em alguns casos ainda sabem cantá-la! Em 1990 o slogan foi trocado pelo "Vem que é bom pro SBT", mas o "Acha Aqui" virou marca do canal. Curiosidades: Silvio Santos gravou sua participação apenas na vinheta de 1987, uma raridade. Nas demais foram usadas imagens de seu programa. Em 1988 foram realizadas duas versões do vídeo: uma sem e outra com Gugu. A primeria aconteceu quando o apresentador tinha sido contratado pela Globo, e a segunda, foi editada meses depois do seu retorno à TVS. Mário Lúcio foi responsável por vários outros trabalhos, como as aberturas de "Hebe", "TJ Brasil", "Programa Livre", "Chaves" e outras campanhas do SBT até 1996, quando o "Acha Aqui" foi usado para comemorar os 15 anos da estação. Ah, e como o nome da emissora local era TVS e a rede era SBT, era necessário produzir duas versões da música promocional, uma para cada nome!

Vamos matar as saudades deste promocional que marcou época, e as suas inspirações americanas. Agradecimentos: VintageTelevision, Jorgeshow, marioluciodefreitas, apotheounSTK, BAUDATV, tvemvideos, rcrocha e SBT.


Primeira vinheta - TVS (1987)


Primeira vinheta - versão SBT (1987)


Be There (1983) da rede americana NBC


Segunda vinheta - sem Gugu Liberato (1988)


Segunda vinheta - com Gugu Liberato (1988)


Let's All Be There (1984), da NBC


Terceira vinheta - versão SBT (1989)


Terceira vinheta - versão TVS (1989)


Vinheta curta - 1989


Última da série "Let's All Be There", de 1985

Nenhum comentário:

Postar um comentário