sábado, 8 de setembro de 2012

DE CARA A CARA COM GABI

A fórmula que consagrou Gabi nasceu na TV Bandeirantes
Marília Gabriela é o tipo da profissional completa. Faz de tudo: é atriz, cantora, apresentadora, escritora, jornalista... Mas sua faceta mais conhecida e reconhecida é a de entrevistadora. O programa "Cara a Cara", da TV Bandeirantes, consagrou o modelo de entrevista olho no olho e também sua condutora. Sua estreia aconteceu em 1987.

Por incrível que pareça, a ausência de cenário era a característica principal do programa. Seu fundo preto, sem nem mesmo mostrar a bancada, faziam com que o público ficasse atento somente na entrevista. Muitas vezes o "Cara a Cara" ganhava repercussão nacional.

Convivendo com um momento conturbado da política brasileira, e com a visita de astros e estrelas da música pop, a atração era referência para quem sonhava em ser um entrevistador. Gabi conseguia arrancar de seus convidados sempre uma declaração forte, ou entrar na intimidade e conseguir a confissão de alguns segredos.

Atores, atrizes, cantores, compositores, políticos, esportistas, líderes religiosos, enfim. Toda personalidade nacional e internacional tinha que bater um papo contundente e intimista (pelo close da câmera no entrevistado) com a jornalista. De Madonna a Fidel Castro, passando pelo líder palestino Yasser Arafat e pela conselheira sexual e apresentadora Sue Johanson.

Uma ministra, um violão...

"Cara a Cara" consolidou Marília Gabriela como a principal entrevistadora do Brasil. O programa foi indicado cinco vezes (de 1989 a 1994) ao Troféu Imprensa como melhor programa de entrevistas. A atração saiu do ar em 1994, mas seu formato acompanha Gabi em todas as emissoras por onde passou, inclusive no SBT, onde atualmente comanda o "De Frente com Gabi".

Curiosidade: uma das entrevistas mais marcantes deste programa foi com a então ministra da fazenda Zélia Cardoso de Mello. Depois de (tentar) explicar o confisco da poupança dos brasileiros em 1990, Zélia confessou estar vivendo um "amor platônico". O amado, que não foi revelado no ar, era o ministro da justiça, Bernardo Cabral. O pior (ou melhor) foi que o programa também teve um recital de violão da futura esposa de Chico Anysio!!!

Vamos conferir trechos de entrevistas com três grandes nomes da nossa música: Gal Costa, Maria Betânia e Rita Lee. Veja também a abertura do programa de entrevistas. Vídeos: You Tube. Imagem: reprodução.





Nenhum comentário:

Postar um comentário