Mara comandou o "Show Maravilha" por quase sete anos |
Os anos 1980 foram férteis em atrações para a garotada. Disputar a atenção deste exigente público não era tarefa fácil. Silvio Santos precisava de uma apresentadora para comandar uma atração, seguindo os moldes do "Xou da Xuxa" na Globo, e de seu "Domingo no Parque". O animador se lembrou de Mara, que já era contratada da então TVS desde 1983.
O Homem Sorriso da TV conheceu Eliemary Silva da Silveira, seu nome de batismo, com 15 anos, apresentando o infantil "Clube do Mickey" na TV Itapoan, na época afiliada do SBT, hoje com a Rede Record. A morena começou cedo na telinha, com apenas 8 anos de idade. Mara tinha carisma diante das câmeras, e com os pequenos também. Silvio a trouxe da Bahia para São Paulo para integrar o júri do "Show de Calouros". O apelido "Maravilha" foi dado pelo apresentador. A baiana também conduziu outros programas na casa como "TV Powww", "Vamos Nessa", "O Preço Certo", além de ser repórter especial do "Viva a Noite" de Gugu Liberato.
O "Show Maravilha" estreou em 6 de abril. A atração caiu como uma luva para Mara, que já tinha experiência com infantis antes de Xuxa aparecer na Manchete, em 1983. O programa começava às 16:30, e passou a concorrer com a "Rainha do Baixinhos" na Globo quando o Bozo saiu do ar, e o Sérgio Mallandro se transferiu para o plim-plim, em 1991. O "Show" permaneceu nas manhãs, a partir das 10:30, até o seu fim.
Um Maroto Maquinista
Mara no trenzinho conduzido por Paulinho Lima |
Assim como Xuxa tinha suas Paquitas e Paquitos, Mara teve suas Maravilhas e Marotos, que também cantavam e dançavam. Destaque para Paulo Lima, o Paulinho, que foi seu maquinista mirim, e anos depois, casou-se com a apresentadora. Naquela época, o sonho de toda garota era ser uma das assistentes de palco desses programas infantis. Para matar essa vontade, no "Show Maravilha" foram criadas as "Borboletas", admiradas por Mara, que eram menininhas escolhidas a cada programa para serem assistentes por um dia.
A fórmula da atração, com brincadeiras, música e desenhos animados, permaneceu a mesma durante toda a sua existência. O programa era campeão de audiência e faturamento, até que em 1994, Mara decide não renovar seu contrato. "Show Maravilha" sai do ar em 28 de fevereiro daquele ano, mas o carinho de seus fãs dura até hoje. Em uma pesquisa realizada pelo portal UOL, na ocasião dos 25 anos do SBT, o infantil foi eleito pelos internautas o melhor programa produzido pela emissora, desbancando Gugu, Hebe e o próprio Silvio Santos.
Curiosidades: o nome "Show Maravilha"foi criado pelo próprio Silvio. Foi o único programa que passou por todos os antigos núcleos de produção do SBT. Começou na Vila Guilherme, após uma enchente foi para o Teatro Silvio Santos, numa breve temporada, e encerrou suas atividades nos estúdios do Sumaré. O tema de abertura "Maravilha" foi composto pelo saudoso Renato Barbosa, o rei da paródia do "Show de Calouros" e, anos mais tarde, apresentador do "Quem Sabe... Sábado!" na Record.
Você confere agora a primeira abertura do infantil, e o resgate de momentos inesquecíveis do "Show Maravilha" realizado pelo "Festival SBT 30 Anos", no ano passado.
Agradecimentos: Divulgação/SBT, hkuniochi e TVMUSEU1.
Que maravilha recordar o SHOW MARAVILHA sempre me emociona, não é a toa que há 26 anos sou fã desta baiana que conquistou o Brasil e é querida por uma legião de fãs até hoje! MARA sempre MARAVILHA!!!!
ResponderExcluirMuito obrigado, Ricardo, pelo prestígio. Realmente, Mara marcou toda uma geração. E mesmo fora do vídeo, dedica-se às crianças através dos CDs/DVDs Maravilha aos Pequeninos. Seja sempre bem-vindo!
Excluir