sábado, 2 de junho de 2012

VOCÊ ESCOLHE O FINAL

Em tempos de conexão 24 horas, interatividade é uma palavra mais que na moda. Antes da era da banda larga ou do sinal digital, a TV se virava para fazer com que o telespectador participasse dos programas, onde quer que ele estivesse. Não existia a internet, então o jeito era apelar para a popular cartinha ou o grande invento de Alexander Graham Bell: o telefone!

Foi graças ao antigo sistema Telebrás que a TV Globo colocou no ar um de seus maiores sucessos. Imagine poder escolher pelo telefone, ao vivo, o final que você quer para uma história contada na telinha! Era assim que funcionava o programa "Você Decide", sob direção de Paulo José. Sua estreia aconteceu exatamente há vinte anos, em 1992, e de cara agradou a audiência. Segundo o Almanaque Globo, foi o primeiro programa a abrir votação popular para a escolha da conclusão da atração.

As tramas criadas semanalmente resultavam em duas possibilidades de desfecho: sim ou não. As ligações gratuitas começavam no final do primeiro bloco, quando o dilema tinha acabado de ser apresentado. E os enredos geravam discussão nos lares brasileiros.

Um jogador de futebol, escalado para bater um pênalti decisivo, deve marcar o gol que sepultaria a carreira de seu pai, técnico do time adversário, ou chuta a bola para fora? O padre deve denunciar um criminoso, que revelou em confissão que cometeu um assassinato? Um cirurgião deve salvar a vida da ex-amante que ameaça destruir seu casamento? Um delegado deve prender o filho, flagrado em um assalto por uma câmera escondida? Um desempregado deve devolver um saco cheio de dinheiro, encontrado por ele? Você escolhia o final.

O formato fez tanto sucesso que foi vendido para outros países da America Latina e Europa. A partir de 1997, o "Você Decide" passou a oferecer três finais diferentes. Vários atores apresentaram o programa: Antônio Fagundes (que causou espanto ao aparecer de cabeça raspada), Walmor Chagas, Tony Ramos, Lima Duarte, Raul Cortez, Carolina Ferraz e Luciano Szafir. Do time do jornalismo, Renata Ceribelli e Celso Freitas também comandaram a atração. Suzana Werner conduziu uma reapresentação especial do interativo dentro do "Vale a pena ver de novo", durante o mês de julho de 2001.

O programa ficou no ar oito anos, apresentou 323 casos diferentes, e sempre contou com a participação ativa do público, que opinava através de milhares de ligações.

Confira a seguir a chamada de estreia do programa, a famosa abertura e sua morificação para as três alternativas.

Agradecimentos: alxqueiroz, homemobsoleto, belohorizonte2009 e TV Globo


Com informações do Almanaque da TV Globo (Marcel Souto Maior, Editora Globo, 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário