Há 56 anos entrava no ar um dos maiores sucessos da história da nossa telinha, e um dos mais longos também: "Almoço com as Estrelas".
A ideia de reunir famosos para almoçar na televisão surgiu em 1956, com J. Silvestre e depois com Aerton Perlingeiro, na TV Tupi do Rio de Janeiro. Como naquela época não existia rede, alguns meses depois o "Almoço" chegou a São Paulo, contra a vontade do diretor artístico da época. Cassiano Gabus Mendes acreditava que os telespectadores não assistiriam as pessoas comendo diante das câmeras. O diretor reconheceu que estava enganado ao ver o sucesso do programa nas tardes de sábado, já sob o comando de seus notórios apresentadores: o jornalista Ayrton Rodrigues e sua esposa, a atriz e cantora Lolita Rodrigues.
"Almoço com as Estrelas" foi o primeiro programa colorido da TV Tupi. Foi nesta atração que surgiu o quadro "Pra Quem Você Tira o Chapéu?", criado pelo então diretor José Messias. Hoje, como jurado do "Programa Raul Gil", Messias liberou o uso da ideia pelo animador, a partir dos anos 1990.
A fila de artistas e cantores que queriam participar do programa era enorme. Grandes nomes passaram por lá para comer, beber, cantar e divulgar seus trabalhos. Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Adoniran Barbosa, Orlando Silva, Maysa, Elis Regina, Gal Costa, Djavan e Caetano Veloso são alguns dos cantores que se apresentaram. Jânio Quadros e Franco Montouro são dois representantes da política nacional que apareceram na atração. Nos esportes, Pelé e Garrincha também provaram das delícias servidas no palco.
Os sobreviventes da Tupi
Lolita costuma contar que muitas vezes trocou o nome dos convidados ao vivo, e todos caíam na gargalhada. Os campeões de participação no programa foram os cantores Aguinaldo Tomóteo, Ângela Maria e Aguinaldo Rayol, sempre chamados para cobrir eventuais faltas, e amigos sempre disponíveis, é claro!
"Almoço com as Estrelas" ficou no ar 29 anos. Sobreviveu ao fechamento da Rede Tupi em 1980. Naquele ano, o casal de apresentadores assinou com Silvio Santos e levaram pratos, garfos e facas para a TVS/Record. No ano seguinte, o programa estava no ar já pelo SBT, voltando para a Record em 1984. Um ano depois, o bate papo com artistas, entre uma garfada e outra, saía do ar em definitivo.
Ayrton Rodrigues faleceu em 1º de novembro de 1993. Sua esposa seguiu a carreira de atriz, e fez várias novelas na Record, SBT e Globo. Curiosidade: mesmo contratada da Tupi, Lolita trabalhou em dez novelas da TV Excelsior, cinco na TV Record e apenas três na Emissora Associada. Ela também esteve presente na inauguração da PRF-3TV cantando o hino da televisão, no lugar de Hebe Camargo, que alegou estar gripada.
Vamos conferir um pouco do grande "Almoço com as Estrelas", sua festa de 27 anos, os convidados que marcaram presença, e o cantor Francisco Petrônio nos tempos da Tupi.
Agradecimentos: virgula.uol.com.br, BAUDATV, 7desetembro, ale5506
Nenhum comentário:
Postar um comentário