sábado, 26 de junho de 2010

O REI DO POP... E DA TV TAMBÉM!


Nesta semana, completou-se uma semana da morte de Michael Jackson. Ou melhor, em 25 de junho de 2009 Jackson saiu da vida para entrar na história e virar mito.

Você pode estar se perguntando: "Mas por que ele vai falar de Michael Jackson, se o Loucura fala de televisão?" Ora, o elemento mais novo dos Jackson Five projetou sua carreira dentro da telinha!

Em 1980, nos Estados Unidos, a MTV engatinhava e nenhum negro havia se apresentado na emissora até então. Neste ano o disco Off the Wall bombava nas paradas americanas. O canal se rendeu ao sucesso de Michael e os clipes das músicas Don´t Stop Till You Get Enough e Rock With You elevaram a estrela do cantor, e a audiência da MTV! Desde então, a emissora se tornou muito popular e expandiu sua rede para fora da terra do Tio Sam, chegando inclusive no Brasil em 1990.

Os clipes do Rei do Pop sempre estrearam por aqui através do Fantástico, na Globo. Um verdadeiro evento que reunia toda a galera na frente da TV para ver qual seria a nova surpresa, a nova coreografia, a nova plástica! Em particular me lembro de dois lançamentos no Show da Vida: Bad em 1987, e Black or White em 1991.

Michael Jackson também fez da TV sua praça para defender-se das acusasões de abuso sexual contra menores. Na primeira, em 1993, ele gravou um vídeo em que só faltou jurar que nunca tocou numa criança de modo atrevido. Em 2005, quando voltaram a indiciá-lo, a TV fez plantão na porta do tribunal e a programação tinha a "hora do juri", com as últimas do julgamento, do qual o cantor saiu inocente.

É injusto falar da relação de Michael e a TV sem citar os Jacksons Five. No ano passado, foi encontrada nos arquivos da extinta TV Tupi, a única apresentação do grupo feita em telinhas brasucas. Fazia parte da turnê, em qualquer país, uma apresentação em televisão. Pena que só exista um fragmento de pouquíssimo tempo. No vídeo Michael aparece já adolescente, e suando pra caramba, não sei se era pela falta de ar condicionado da Tupi realmente, ou medo do pai, Joe Jackson, que acompanhava a apresentação nos bastidores! A reportagem foi ao ar também no Fantástico, no ano da morte do Rei do Pop.


Reportagem do Fantástico: a única apresentação de Michael na Tv Brasileira

Em certa ocasião, Michael Jackson declarou que queria ser diretor de cinema, já que tudo em seus clipes era criado por ele. Pode até ser, mas a verdadeira mola propulsora da sua impressionante carreira de sucesso habita na maioria dos lares mundiais e atende pelo nome de televisão. Agradecimentos: TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário