domingo, 13 de junho de 2010

COPIAR NÃO É O MELHOR REMÉDIO












"Na TV nada se cria, tudo se copia!"

Não foi à toa que chamaram Chacrinha de Papa da Comunicação. Além de grande comunicador era um gênio insubstituível. Mais um louco dessa caixinha!

Mas iniciei esse post com a célebre frase por causa do atual momento do humor na TV. Tá certo, precisava de uma renovação que não acontecia desde a saudosa TV Pirata, na TV Globo em 1988. A Praça é Nossa (SBT) e Zorra Total (Globo) representam o humor clássico, vindo do rádio e que sobrevive muito bem, com mais de 50 anos de estrada. A renovação veio do teatro, de um gênero de comédia chamado Stand-up comedy, que consiste em um banquinho e um microfone, além de muitas situações engraçadas. Também aconteceu com as piadas "sem noção", o besteirol absolutamente assumido e descompromissado, também vindo do rádio.

O Pânico na TV e o CQC, respectivamente RedeTV! e Band, trouxeram esse modelos para a telinha e agora os formatos pipocam pelos canais. Essa máquina de fazer doidos às vezes tem esse problema de mais do mesmo. Se uma fórmula dá certo, vamos copiar. Disfarçadamente e/ou discaradamente! Quem perde é o telespectador, que percebe a falta de criatividade dos produtores de televisão.

Quem tem um pouco mais de idade deve se lembrar que, nos anos 90, quando o Aqui Agora (SBT) estreou, surgiram vários programas iguais. O Xou da Xuxa foi um fenômeno da emissora dos marinho, nos anos 80, e varias outras meninas beberam dessa fonte doce doce. Esses são só alguns exemplos, que todos se lembram.

Para fazer graça é preciso ter inteligência e ser inventivo. Vamos ver quanto tempo dura essa novo momento "criativo" da nossa TV.

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