sexta-feira, 4 de junho de 2010

Esses loucos da TV...


Você colocaria um feirante, engraxate e balconista para apresentar um programa de auditório? A extina TV Excelsior topou a loucura, e lançou Edson Cury. Talvez pelo seu nome de batismo não seja muito lembrado, mas se falarmos em Bolinha, muitos vão se lembrar do programa que fez muito sucesso nos anos 80 e 90 nas tardes da TV Bandeirantes.

Bolinha entrou na TV na área dos esportes, responsável pela seleção dos melhores lances esportivos do programa Últimas Notícias. Em 1967, Chacrinha se desentendeu com os diretores da Excelsior e saiu. Edson então foi convidado a ocupar seu lugar. Estreava então a Hora do Bolinha, que ficou no ar até 1970, já na TV Record. Ainda na década de 70, Edson Cury foi para a Band, onde ficou quase 20 anos com o Clube do Bolinha, nas tardes de sábado.

O programa misturava calouros, com os quais já trabalhava desde seus tempos de rádio, com atrações musicais. Um dos quadros mais famosos era o Eles e Elas, em que transformistas se apresentavam. Outra característica do programa eram as boletes, as dançarinas que acompanhavam o animador na TV e nas caravanas. A mais famosa sem dúvida era Zulu, a bolete que não ria nem por decreto! No cenário havia uma bolete misteriosa, que dançava atrás de um biombo, aparecendo apenas sua sombra. Como substituto de Chacrinha, Bolinha manteve o tom tropicalista, mas não fantasiado, e sim nas camisas que usava, sempre estampadas.

Clube do Bolinha ocupava seis horas das tardes de sábado da Band, e saiu do ar em 1994, quando o animador foi tratar um câncer no aparelho digestivo, que o levou do nosso convívio em 1998. Seus bordões são inesquecíveis como "um Brasil de audiência" e "a imagem musical do Brasil está no Bolinha". Curiosidade: o tema de abertura do programa foi criado por outro animador, o colega Raul Gil.

Confira a abertura e início do Clube do Bolinha. Parece com um encerramento porque sobem os créditos, mas é o início mesmo! Vai entender!!!

Bolinha, Bolinha, está na hora de você entrar... no Loucura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário