segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A PRIMEIRA REVISTA DA RECORD


Muito antes do "Domingo Espetacular", a TV Record já possuía uma revista eletrônica: o "Fala Brasil". Em 1998 o então diretor de programação da emissora, Eduardo Lafond, gostava do formato de jornal informal para despertar os telespectadores, reunindo informação e discontração, que é consagrado nos Estados Unidos. Um bom exemplo disso é o "Good Morning America", no ar pela rede ABC desde 1975. Utilizando-se deste modelo, foi montado um telejornal que teria entradas ao vivo das principais cidades brasileiras. O título do informativo veio dessa integração nacional.

Os primeiros nomes da bancada nesta fase eram Rosana Hermann (atualmente no R7 e Record News), Rafael Moreno, Virgínia Nowicki, Bob Floriano (locutor dos comerciais da Casas Bahia), Duda Seidl, Renata Vianello e Doris Giesse (ex-apresentadora do "Fantástico" e do humorístico "Doris para Maiores", ambos na TV Globo). O jornal atingiu bons índices de audiência. Os diretores da Record resolveram torná-lo um "Show da Vida" da emissora da Barra Funda, criando a edição especial de domingo. Sem deixar de ser diário, Rosana Hermann, Adriana de Castro e José Luiz Datena apresentaram a atração dominical que permaneceu no ar apenas em 1999. Tentaram novamente a idéia em 2008, mas decidiram continuar com o sucesso nas manhãs de Segunda à Sexta.

O formato de telejornal tradicional, que está no ar até hoje, começou em 2001 com a contratação dos jornalistas Mônica Waldvogel e Miguel Dias, que foi substituido por Rodolfo Gamberini. Desde então muitos outros profissionais passaram pelo "Fala Brasil": entre outros, Janine Borba, Marcos Hummel, Luciana Liviero, Thalita Oliveira, e atualmente o noticiário é comandado por Carla Cecato e Roberta Piza. O foco atual no jornalismo policial rende boas audiências para o jornal, que fica no ar durante 1h20. A média de duração de um telejornal é de 40 minutos.

O que é importante valorizar é a participação das mais importantes afiliadas da Rede Record, espalhadas pelo Brasil, tornando o informativo muito mais nacional, possibilitando um trabalho maior das emissoras regionais. Porém o modelo original do "Fala Brasil" também deixou saudades e a prova de que é possível informar fugindo dos padrões estabelecidos no telejornalismo brasileiro. Curiosidade: em 1990, após sair do SBT, Silvia Poppovic apresentou um jornalístico na Record com o mesmo nome, mas que ficou pouco tempo no ar. A apresentadora logo trocou de canal, e foi para a Band.

Vejam abaixo uma chamada do "Fala Brasil", em 1998, um trechinho da edição especial de Domingo e a música que originou o primeiro tema de abrtura do jornal. A música "Balança Brasil", do grupo Copacabana Beat, foi regravada e, no lugar da palavra balança era cantado fala Brasil.

Agradecimentos: rafinhabattista, uedious, plipaty e TV Record.





Nenhum comentário:

Postar um comentário