sábado, 28 de agosto de 2010

Esses loucos da TV...


Há dez anos partia para o andar de cima um dos melhores apresentadores da televisão brasileira. Se alguém perguntar por João Silvestre, ninguém conhece. Mas quando falamos de J.Silvestre, a coisa muda de figura. Lamentavelmente nossa TV não cultiva muito a memória. Para isso existe o Loucura! Vamos então refrescar a lembrança do povo e fazer a geração mais nova conhecer um dos maiores nomes das telinhas brasucas.

Quem pensa que o Show do Milhão foi o primeiro programa de perguntas e respostas a dar 1 milhão em dinheiro está muito enganado. Na década de 1950, no começo das transmissões de TV no Brasil, J.Silvestre já pagava a mesma bolada, na moeda corrente da época, para quem respondesse o maior número de perguntas sobre um tema escolhido pelo próprio participante. Essa era a fórmula de O Céu É O Limite (TV Tupi, 1956). As pessoas apareciam na porta da emissora pedindo para participar do programa, com os assunto mais inusutados: de futebol à lista telefônica (o sujeito se dispunha a decorar todo o catálogo do Rio de Janeiro!). Lene Orsida Varella ficou famosa por ter sido a primeira a ficar milionária pelo programa. A participante ficou conhecida como "noivinha da Pavúna" e venceu a sabatina televisiva respondendo sobre o poeta português Guerra Junqueiro. A cada resposta certa, Jota afirmava entusiasmado "absolutamente certo", seu bordão mais conhecido.

Mas este não foi o único sucesso deste ilustre representante de Salto-SP. O apresentador também comandou uma das mais lacrimosas atrações da TV. O que hoje você conhece como Arquivo Confidencial, do Domingão do Faustão na Globo, e similares em qualquer canal, J.Silvestre lançou como Esta É A Sua Vida, ainda nos anos 50 também pela TV Tupi. A estrutura é a mesma usada até hoje: uma celebridade é convidada para uma homenagem prestada por seus amigos e familiares. O chororô corria solto! O diferencial ficava por conta de Jota, um excelente locutor, que lia os textos produzidos com a carga de emoção exata. E sempre ao final de cada programa dizia "...pois esta é a sua vida!" Um dos episódios mais famosos deste programa aconteceu no último Xou da Xuxa (TV Globo, 1992), quando a Rainha dos Baixinhos foi homenageada, e reencontrou seu pai com quem não falava há 5 anos então.

Na infância, Jota queria ser médico, mas a paixão pela comunicação falou mais alto, e foi parar no rádio nos anos 1940. Foi louco por televisão desde quando ela nasceu. Ele estava presente quando foi ao ar o programa teste da Tupi, já que era contratado da rádio de Chateubriand. Era muito tímido e descobriu que para mandar embora a vergonha bastava ficar de pé, e andar de um canto para o outro no palco!

J. Silvestre é até hoje o dono do recorde de audiência de um programa de auditório, com inatingíveis 92 pontos. Ele passou por várias emissoras. É mais fácil pensar por quais ele não passou: Tupi, Record, Excelsior, Bandeirantes, SBT, e por fim na Manchete, onde comandou o Domingo Milionário. Foi nessa época que conheci seu estilo único de comandar programas. Um dos mestres para os profissionais da área. O apresentador faleceu em 7 de janeiro de 2000, aos 77 anos. Mas sua obra na TV continua sendo usada pelas novas gerações, em outros programas atuais.

Nos vídeos abaixo, você pode conferir trechos de O Céu É O Limite, dentro do Domingo Milionário, na Manchete e Esta É A Sua Vida, com Xuxa e Waldick Soriano.

Em se tratando de J.Silvestre, este post não poderia terminar senão com a célebre frase: J. Silvestre, aqui no Loucura, esta é a sua vida!

Agradecimentos: 8desetembro, 9desetembro, TajoPezzini.


O Céu É O Limite, em 1998 na Manchete


Xou da Xuxa Especial - Esta É A Sua Vida, 1992


Esta É A Sua Vida, Waldick Soriano, SBT-1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário