domingo, 13 de março de 2011
SS 50 ANOS - QUANTO VALE O SHOW?
Muito antes de pensarem em programas de humor para encerrar o final de semana, Silvio Santos garantia boas risadas para seus telespectadores através do seu "Show de Calouros". Nos 50 anos de carreira televisiva do animador, este quadro foi o mais duradouro, ficando no ar por 25 anos ininterruptos. A atração foi inspirada no americano Gong Show, e estreou em 1968 ainda na TV Globo.
Antes de "Show de Calouros", Silvio já tinha comandado um quadro parecido, o "Cuidado com a Buzina". Como Chacrinha já buzinava seus candidatos, o dono do Baú decidiu reformular o seu programa para aspirantes a cantores. Colocou no palco os seus jurados para qualificarem os participantes. Dentre eles Décio Piccinini, Manoel de Nóbrega e o terror dos terrores, o maestro José Fernandes. Ninguém conseguia a nota 10 do carrasco. Era mais fácil ouvir o já famoso bordão "zero, nota zero".
A consagração do quadro aconteceu quando o animador conquistou o seu canal de TV, o SBT, e os jurados mais do que aprovar ou reprovar calouros, eram a alma do programa, ao lado de Silvio Santos. São inúmeros momentos hilários do apresentador com os membros da bancada. Destaque para Sérgio Mallandro, Pedro de Lara e Aracy de Almeida. Outros também conquistaram seu espaço como Sônia Lima, Wagner Montes, Luis Ricardo, Nelson Rubens, Flor, Elke Maravilha, Leão Lobo e Mara Maravilha.
Mas não era apenas quem estava em cena que provocava risos nas colegas de trabalho. Ficaram famosas as broncas no palco que Silvio dava no produtor Valentino Guzzo. A parceria começou nos anos 70 e durou mais de 20 anos. Valentino também ficou famoso por interpretar a Vovó Mafalda no programa do palhaço Bozo. Antes de falecer, em 1998, trabalhou no "Programa do Ratinho".
Em 1993, Silvio Santos deixou de apresentar o "Show de Calouros". O quadro foi para as tardes de sábado, onde permaneceu até 1996, quando saiu do ar. Nesta época o programa era comandado pelos jurados, que se revezavam semanalmente. Em 2004, o público pode conferir uma volta do programa, com o lançamento de "Gente que Brilha", que tinha como jurados Pedro de Lara, Sônia Lima, Décio Piccinini e a estreante Sheila Mello.
Recentemente, Silvio resolveu modernizar o quadro. Os participantes agora enviam seus vídeos nas categorias que existiam no "Show de Calouros". Os mais votados no site do SBT serão julgados no novo "Programa Silvio Santos", e concorrerão à prêmios em dinheiro.
Para matar as saudades desses inesquecíveis domingos, separei alguns momentos do "Show de Calouros". É ou não é coisa nossa? Vai, Maestro!!!
Agradecimentos: MrEdtv7, adrianosilvamg, 7desetembro, 8desetembro, leonerd82, hkuniochi, jomonteiro, SBT.
Abertura "Show de Calouros" - 1979
Abertura "É coisa nossa" - início dos anos 80
Abertura "Show de Calouros" - 1988 (Volta de Silvio ao Brasil após seu tratamento na garganta)
Aracy de Almeida no "Show de Calouros"
Pedro de Lara discute com Silvio Santos e o auditório
Décio Piccinini e a "Marcha da Fome"
Sérgio Mallandro e a virgindade do animador
O calouro atrapalhado
O juri do "Show de Calouros" avalia as moças que dublam e dançam
O teste de atriz
O fã de Elke Maravilha
Encerramento do "Show de Calouros"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário