sábado, 5 de fevereiro de 2011

CLIPES MAIS QUE FANTÁSTICOS


O Fantástico foi a primeira revista eletrônica da televisão brasileira, antes mesmo que o formato ganhasse essa denominação. O dominical da TV Globo estreou em 1973, às 20h, logo após o "Programa Silvio Santos". A atração reunia tudo: jornalismo, reportagens, humor, shows e musicais. Na parte musical, o programa inovou, ao trazer para a TV brasileira a linguagem do video clip... no padrão Globo de qualidade, é verdade.

Tá certo que a emissora dos Marinho não inventou o clip nas telinhas brasucas. Eles já existiam desde 1950, quando foram gravados em película para tapar buracos na inaugural programação da TV Tupi de São Paulo. Mas foi no "Show da Vida" que eles se popularizaram. Quem estava estourado nas paradas tinha o direito de ter seu sucesso transformado em clip para a atração, inclusive artistas contratados de outras emissoras. Naquela época, as gravadoras não bancavam essas produções.

Um dos clipes mais marcantes foi da música Gita, gravada por Raul Seixas. Ele marca um avanço para a época: o uso do Chroma Key, técnica em que uma cor (azul ou verde)num fundo infinito é substituída eletronicamente por qualquer imagem.

Com a evolução que a gravação em vídeo de grandes sucessos ganhou, após Michael Jackson produzir Thriller, o "Fantástico" não podia ficar para trás e reformulou a linguagem de seus clipes. Muitos artistas lançados nos anos 1980 cantaram no dominical. Além de produzir clipes, o programa também lançava em primeira mão os novos singles internacionais de cantores como o Rei do Pop e Madonna.

A partir da década de 1990, com o investimento das gravadoras no produto e a chegada da MTV, os clipes do "Fantástico" foram saindo de cena aos poucos. Em compensação ficaram essas pérolas de uma época que não volta mais. Assista alguns deles, são fantásticos!

Agradecimentos: baudoraul, pugaman77, nandodance, calulinho, marcinpore, TV Globo.


Gita - Raul Seixas 1974


América do Sul - Ney Matogrosso 1975


Sandra Rosa Madalena - Sidney Magal 1978


Mais uma de Amor (Geme, Geme) - Blitz 1982


Serrinha - Clara Nunes 1982


Amante Profissional - Herva Doce 1985


Companheiro - Dominó (criado por Gugu Liberato, do SBT) 1985


Vou de Táxi - Angélica (na época apresentadora da TV Manchete) 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário