segunda-feira, 13 de setembro de 2010
VAMOS DEBATER O ASSUNTO...
Estamos em período eleitoral. E sempre aconteceu um discurso muito conhecido do povo: o "vote consciente". Para conhecer melhor, a boa pedida é assistir ao debate entre os candidatos pela televisão. Em tese é a melhor maneira de se conhecer as ideias e confrontá-las para se ter certeza em quem votar ou não.
A TV brasileira começou a abrir espaço para essa arena com maior frequência a partir dos anos 80, com a morte lenta e gradual da ditadura. Mas o primeiro debate, no formato semelhante ao que conhecemos, aconteceu durante o regime militar. Foi em 9 de setembro de 1974, na TV Gaucha, a matriz da atual RBS-TV (afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul). O encontro realizado entre os dois candidatos ao senado, Nestor Jost da ARENA, e Paulo Brossard do MDB (na época só existiam dois partidos), foi transmitido apenas para Porto Alegre.
Nossa telinha só pode realizar novo embate de propostas novamente em 1982. O primeiro debate entre os candidatos ao governo paulista foi promovido em parceria pelo SBT (!) e pela TV Bandeirantes. O curioso é que nesse dia até Silvio Santos participou do encontro. A mediação foi do jornalista Ferreira Netto. A TV Globo do Rio de Janeiro também realizou, no mesmo ano, o confronto de ideias na telinha entre os candidatos ao Palácio das Laranjeiras.
Porém a grande estreia dos debates no período democrático aconteceu durante as primeiras eleições diretas para presidência, após 25 anos do golpe militar, em 1989. Nos dois turnos aconteceu algo único até hoje. As principais redes de televisão (Globo, SBT, Manchete e Bandeirantes), se uniram e transmitiram os dois debates em conjunto, o chamado "pool". O primeiro encontro aconteceu nos estúdios da TV Manchete no Rio de Janeiro, e o segundo, apenas com Collor e Lula, na TV Bandeirantes em São Paulo. Quatro jornalistas, representando suas emissoras, mediaram os confrontos: Marília Gabriela (Band), Boris Casoy (SBT), Alexandre Garcia (Globo) e Eliakim Araújo (Manchete) Esse debate guarda imagens antológicas, algumas até engraçadas.
De lá pra cá, a realização de debates tornou-se mais frequente nas eleições. Bandeirantes e Globo possuem maior tradição nesse evento. Ontem, foi ao ar pela RedeTV! o primeiro embate de propostas entre os presidenciáveis, da história da emissora mais recente do Brasil. Além de levar o brasileiro a decidir em quem votar, o programa também traz credibilidade para a TV.
Sei que muitas vezes fica difícil assistir esses debates, devido ao nível que os candidatos levam a discussão. Mas essa é uma das maneiras de analisá-los longe das "redomas" provocadas pelos seus acessores e partidos, tanto no programa eleitoral gratuito como nos emocionados comícios. Portanto, faça sua escolha e... vote consciente!
Assista aos melhores (ou piores) momentos dos debates realizados entre 1982 e 1998.
Agradecimentos: G1 e CanalMemória
Debates na TV brasileira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário