quinta-feira, 19 de abril de 2012

O ESPECIAL REAL


O cantor Roberto Carlos completa hoje 71 anos. O Rei da música brasileira atualmente, mais do que um ídolo popular, é também uma tradição anual em nossa telinha. A gente sabe que o ano está acabando, que está chegando o Natal, ou ainda que estamos vivendo aquela noite feliz, quando ouvimos as canções de "Roberto Carlos Especial".

O programa foi ao ar pela primeira vez em 1974, pela Rede Globo. Desde então o especial passou a ser o ponto alto da programação de fim de ano do canal. Somente em 1999, devido a morte de sua esposa Maria Rita, vítima de câncer, o programa não apresentado.

Quando começou a atração, Roberto completava a transição do iê-iê-iê da "Jovem Guarda", que comandou na TV Record entre 1965 e 1968. O cantor chega à Globo como um fenômeno internacional, com sucesso no cinema e carregando o título de maior vendedor de discos do Brasil. A emissora não perde tempo, e o contrata com absoluta exclusividade. A partir daí, Roberto Carlos raríssimas vezes apareceu em outro programa de outro canal, e até mesmo no plim-plim. Fora da emissora dos Marinho, o Rei só foi ao SBT no "Programa Silvio Santos" em 1992 e 1997, para receber o Troféu Imprensa, e ao "Jô Soares 11:30", em 1998. Dificilmente o artista se apresenta em mais de um programa da linha de shows, além do seu, por ano.

Roberto já recebeu inúmeros artistas e conjuntos para fazem duetos com músicas suas, ou dos próprios convidados, como no caso de Ivete Sangalo, que cantou com ele "Se eu não te amasse tanto assim". Wanderléa fez parceria com seu eterno companheiro de "Jovem Guarda" em canções como "Ternura". De Fafá de Belém a Paula Fernandes, de Leandro e Leonardo a Titãs, de Jota Quest a Caetano Veloso, a lista é grande. Os maiores nomes da música popular brasileira já passaram pelo palco do especial. E o palco da atração já passou por vários locais no país. Além de ter sido gravado nos estúdios da emissora, o programa já passou pelas mais importantes cidades do Brasil, e recentemente ganhou o mundo, sendo gravado em Jerusalém, a terra santa.

Foram muitos momentos marcantes nestes 38 anos. A maioria dos brasileiros sabe cantar uma ou outra música do cantor. As mais lembradas são "Detalhes", "Emoções" e uma canção dedicada a Erasmo Carlos: "Amigo". Roberto lançou a canção no especial de 1977, sem que Erasmo soubesse. A reação você confere no vídeo abaixo.

O Loucura saúda Roberto Carlos pelos 71 anos de muitas emoções!

Agradecimentos: wolfensteinperu, clubedorei.com.br e TV Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário