quinta-feira, 19 de abril de 2012

O ESPECIAL REAL


O cantor Roberto Carlos completa hoje 71 anos. O Rei da música brasileira atualmente, mais do que um ídolo popular, é também uma tradição anual em nossa telinha. A gente sabe que o ano está acabando, que está chegando o Natal, ou ainda que estamos vivendo aquela noite feliz, quando ouvimos as canções de "Roberto Carlos Especial".

O programa foi ao ar pela primeira vez em 1974, pela Rede Globo. Desde então o especial passou a ser o ponto alto da programação de fim de ano do canal. Somente em 1999, devido a morte de sua esposa Maria Rita, vítima de câncer, o programa não apresentado.

Quando começou a atração, Roberto completava a transição do iê-iê-iê da "Jovem Guarda", que comandou na TV Record entre 1965 e 1968. O cantor chega à Globo como um fenômeno internacional, com sucesso no cinema e carregando o título de maior vendedor de discos do Brasil. A emissora não perde tempo, e o contrata com absoluta exclusividade. A partir daí, Roberto Carlos raríssimas vezes apareceu em outro programa de outro canal, e até mesmo no plim-plim. Fora da emissora dos Marinho, o Rei só foi ao SBT no "Programa Silvio Santos" em 1992 e 1997, para receber o Troféu Imprensa, e ao "Jô Soares 11:30", em 1998. Dificilmente o artista se apresenta em mais de um programa da linha de shows, além do seu, por ano.

Roberto já recebeu inúmeros artistas e conjuntos para fazem duetos com músicas suas, ou dos próprios convidados, como no caso de Ivete Sangalo, que cantou com ele "Se eu não te amasse tanto assim". Wanderléa fez parceria com seu eterno companheiro de "Jovem Guarda" em canções como "Ternura". De Fafá de Belém a Paula Fernandes, de Leandro e Leonardo a Titãs, de Jota Quest a Caetano Veloso, a lista é grande. Os maiores nomes da música popular brasileira já passaram pelo palco do especial. E o palco da atração já passou por vários locais no país. Além de ter sido gravado nos estúdios da emissora, o programa já passou pelas mais importantes cidades do Brasil, e recentemente ganhou o mundo, sendo gravado em Jerusalém, a terra santa.

Foram muitos momentos marcantes nestes 38 anos. A maioria dos brasileiros sabe cantar uma ou outra música do cantor. As mais lembradas são "Detalhes", "Emoções" e uma canção dedicada a Erasmo Carlos: "Amigo". Roberto lançou a canção no especial de 1977, sem que Erasmo soubesse. A reação você confere no vídeo abaixo.

O Loucura saúda Roberto Carlos pelos 71 anos de muitas emoções!

Agradecimentos: wolfensteinperu, clubedorei.com.br e TV Globo.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

O PLANETA DA RAINHA


Há 10 anos saía do ar o "Planeta Xuxa", a última atração realizada pela parceria da Rainha dos Baixinhos com sua ex-empresária Marlene Mattos.

O musical começou em 1994, como um quadro do também extinto "Xuxa Park". Era o bloco final da atração e atendia pelo nome de "Xuxa Hits". Foi um sucesso. A apresentadora viu então a necessidade de separar os dois, já que o "Hits" estava ficando dedicado demais para os adolescentes, e ela gostaria de dedicar o "Park" para os seus baixinhos.

Xuxa foi atendida pela Rede Globo. Em 5 de abril de 1997, a atração passou para os sábados à tarde, e passou a se chamar "Planeta Xuxa". O nome foi sugestão do público a pedido da apresentadora. O programa tinha duas horas e ocupava na grade o espaço que, no passado, foi de Abelardo Barbosa com seu "Cassino do Chacrinha", nos anos 1980.

No palco do "Planeta", Xuxa tinha a companhia de suas Paquitas New Generation, do grupo You Can Dance, da dançarina Adriana Bombom e das gêmeas Mariana e Roberta Richard (as metralhas que a acompanhavam desde o "Xou da Xuxa"). O primeiro cenário lembrava uma danceteria, e todos os grandes nomes da música passaram por ali. A partir de 1998, Xuxa abria a atração saindo de uma bola.

Dois quadros merecem destaque: o "Transformação" e "Intimidade". No primeiro, Xuxa escolhia alguém do auditório para ter seu visual completamente repaginado por uma equipe de cabeleireiros, figurinistas e maquiadores. Os resultados sempre surpreendiam. No segundo, Xuxa mergulhava fundo em uma entrevista bem particular com um convidado famoso. A Rainha dos Baixinhos disse que buscava fazer neste quadro perguntas que nenhum jornalista faria normalmente. Os mais polêmicos foram o ex-jorgador de futebol Renato Gaúcho e o cantor Leonardo, que mostraram a cueca para o público. As mais emocionantes foram com Renato Aragão, o Didi, e Noeli, esposa do cantor Xororó e mãe de Sandy e Júnior.

Com a Copa do Mundo da França em 1998, o "Planeta Xuxa" foi para os domingos, de onde nunca mais saiu. Este ano foi especial para a apresentadora, pois nasceria Sasha, sua única filha, em 28 de julho. Durante a licença-maternidade, vários amigos da loirinha a substituíram no programa: Gabriel o Pensador, Alexandre Pires, Netinho, Terra Samba, Tom Cavalcanti, Zezé di Camargo e Luciano, Claudinho e Buchecha, Daniel, Grupo Molejo, Negritude Júnior e Ivete Sangalo por duas vezes. No ano seguinte foram substituídas as meninas que compunham as Paquitas. O novo grupo era chamado de Geração 2000. Outros grupos de dançarinos também foram lançados no programa como as Garotas do Zodíaco, Manos e Minas e Papaquitos.

Em 2001 um incêndio na nave cenográfica, no final da gravação, destrói o cenário do programa "Xuxa Park", que sai do ar. Duas crianças ficaram gravemente feridas: Thamires Gomes Valleja e Marcos Vinícius Ventura. Xuxa entrevistou as duas mães no primeiro "Planeta Xuxa" daquele ano. Ainda em 2001 foi lançado o especial "Planeta Verão", que convidava artistas famosos e cantores para se apresentarem no programa, diretamente de uma ilha paradisíaca. Os convidados também desfrutavam de comidas típicas da estação e mordomias como massagem e relaxamento. Esse especial também foi ao ar no verão de 2002.

Xuxa já declarou que não se sentia à vontade sendo obrigada a fazer apenas o "Planeta". Sua então empresária e diretora Marlene Mattos não a acompanhava plenamente nos seus projetos infantis, especialmente o CD-DVD "Xuxa Só Para Baixinhos". Antes mesmo do incêndio, a apresentadora já queria reformular o "Park", mas a cabeça de Marlene estava voltada para o programa jovem. A Rainha queria voltar a se dedicar ao público que a consagrou e, para isso, encerrou o "Planeta Xuxa" em 28 de julho de 2002, além de desfazer a sociedade/amizade de quase 20 anos com Marlene Mattos.

Na carreira da loirinha, o sucesso de "Planeta Xuxa" faz dele um dos grandes programas da apresentadora, ao lado de "Xou da Xuxa", na opinião dos fãs. Dez anos depois ainda são muitos os pedidos para a volta da atração. Atualmente, em seu "TV Xuxa", ainda existem quadros de entrevistas e a transformação, mas não como no "redondinho", apelido dado por Xuxa para seu programa.

Para matar as saudades dos fãs, vamos rever um pedacinho do programa de estreia.

Agradecimentos: fadaxuxa, TV Globo