sexta-feira, 23 de março de 2012

Esses loucos da TV... ESPECIAL


Hoje o Brasil perde um pouco da sua graça. Faleceu nesta tarde, precisamente às 14:52h o humorista e compositor Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido pelo Brasil a fora como Chico Anysio. O artista estava internado no hospital Samaritano desde 30 de novembro de 2011. A causa do óbito, segundo o hospital carioca, foi falência múltipla dos órgãos.

Chico Anysio nasceu em 12 de abril de 1931, em Maranguape, no Ceará. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos oito anos de idade. Aos 14 começa a frequentar os grandes programas da Rádio Nacional. Com a voz grave, resolveu participar de concursos para locutor, onde disputou com José Vasconcellos, falecido em outubro de 2011, e Silvio Santos. Embora tenha se preparado para o curso de direito, sua vocação estava no rádio, onde após 15 dias de seu primeiro contrato de trabalho em uma emissora, já era ator, redator, locutor e comentarista esportivo.

Passou para a telinha em 1957, na extinta TV Rio, com seu personagem mais famoso: o professor Raimundo. Mudou-se para a TV Globo em 1969, de onde nunca mais saiu. Foram vários programas. O mais imitado foi "A Escolinha do Professor Raimundo", que Chico produziu por 38 anos, revelando talentos e resgantando grandes colegas do riso.

Chico Anysio foi o primeiro a entender o humor na TV, especialmente como a chegada do Video Tape, o famoso VT, em 1960. Essa tecnologia permite aos programas serem gravados antes de sua exibição. Até então toda a programação era transmitida ao vivo. Com o VT foi possível o humorista dar vida aos seus mais de 200 personagens, e criar cenas entre eles. Partindo deste princípio, criou na Globo o programa "Chico City". Foram sete anos, de 1973 a 1980, passando do preto e branco para a TV colorida.

Na cidade fictícia de "Chico City", onde os principais personagens eram vividos pelo seu patrono, o artista também cantava. Seu grande parceiro desta época foi Arnaud Rodrigues, com quem integrava o grupo Baianos e os novos Caetanos. A música Vô Batê Pá Tu foi uma das faixas criadas pela dupla, de maior sucesso, inclusive na Europa.

Com o fim deste programa, Chico Anysio teve outras atrações como "Estados Anysios de Chico City"(1991), "Chico Total"(1995), "O Belo e as Feras"(1999) e o clássico "Chico Anysio Show"(1982). Este humorista parava o Brasil quando seu programa estava no ar.

Recentemente o México realizou uma linda homenagem para Roberto Goméz Bolaños, o criador e interprete de Chaves e Chapolim, que completou 40 anos de carreira. Com 83 anos e com a saúde visivelmente debilitada, Chepirito, como é chamado pelos mexicanos, recebeu todo o carinho do público que riu e se divertiu com as trapalhadas de seus personagens. Pena que Chico Anysio não recebeu em vida o mesmo tratamento, e que com certeza merecia.

Para matar essa saudade, que já faz morada em nossos corações, segue a primeira abertura de "Chico City", e um trechinho da música "Vô Batê Pá Tu". É a nossa pequena homenagem a este ícone da televisão brasileira.

Agradecimentos: maracatudo22, BAUDATV, IstoÉ Gente e TV Globo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário