quinta-feira, 25 de julho de 2013

ESPECIAL RECORD 60 - "LUGAR DE CRIANÇA É NA RECORD"

Waldemar Seyssel (1905-2005), o Arrelia formou-se em Direito
Se hoje a programação infantil da Record limita-se a exibição da série "Todo Mundo Odeia o Cris" e o desenho "Pica Pau", a grande aniversariante da TV brasileira deste ano já teve muitos clássicos programas que animaram a garotada!

Um dos primeiros foi o "Cirquinho do Arrelia" (1955-1966), um dos maiores sucessos, e mais lembrados, do canal 7. Mas o moderno também tinha espaço, e um super-heroi brasileiro foi criado na emissora. O "Capitão 7"(1954-1966), com Ayres Campos e Idalina de Oliveira, viveu diversas aventuras, combatendo o mal ao vivo, contando com a torcida de seus fieis telespectadores mirins.

A molecada também contou com programas de auditório inesquecíveis, como "Pullman Jr.", com Cidinha Campos e Durval de Souza (1953-1969) e "Grande Gincana Kibon" com Vicente Leporace e Clarisse Amaral (1955-1971), uma espécie de avô do "Ídolos Kids". Com a chegada de Silvio Santos à Record, em 1977, os pequenos também contavam com alguns programas do homem do Baú dedicados a eles, como "Domingo no Parque".

Mas esta não foi a única influência do futuro dono do SBT na programação infantil. Poucos se lembram, mas o Bozo estreou em telinhas brasucas na Record, em 1980. Pegando embalo na onda de Xuxa na Globo, a emissora lançou o "Pintando o 7"(1988) com Andréa Veiga, a primeira paquita. Gugu Liberato também foi o responsável por uma atração para crianças. "Casa Mágica" com Alan Frank (do grupo Polegar) e Silvinha (ex-assistente de palco do "Viva a Noite"), realizada com auxílio do apresentador, estreou na década de 1990 no canal 7.

Parques, Mundos e Vilas das crianças

Eliana apresentou infantis na Record por 7 anos
Quando Edir Macedo comprou a empresa, muitos foram os investimentos realizado neste setor da programação. Por lá passaram Gerson de Abreu, o "Agente G"(1995-2000), Mariane e a "Tarde Criança" (1995-1996), Mara Maravilha com "Mara Maravilha Show"(1995) e "Mundo Maravilha"(1997), e a Vovó Mafalda vivida por Valentino Guzzo com os "Desenhos da Vovó"(1997).

Mas quem deixou uma grande marca na emissora foi a apresentadora Eliana. Contratada em 1998 para apresentar o "Eliana e Alegria", a "miss dedinhos" seguiu levando educação e diversão para a garotada, mas inovou ao conduzir o programa diariamente ao vivo, realizando inumeras brincadeiras fora do estúdio, e com apenas um desenho animado: "Pokemón". A loirinha também apresentou "Eliana no Parque"(1999), "Eliana na Fábrica Maluca"(2001) e o infanto-juvenil "Eliana"(2004), antes de migrar para o público adulto.

A emissora também apostou em propostas educativas como o "Vila Esperança" (1998) ou de puro entretenimento como o "Programa da Hora" (1999), com a cantora mirim Thaís Pina, lembra dela? A sessão "Record Kids", que exibe atualmente o único desenho da casa, já foi chamada de "Domingo Alegria". Mas a tendência de mercado, que deixa os programas infantis para a TV paga, reduziu a quase zero a produção de atrações deste gênero, não só na Barra Funda como em quase todas as emissoras. Porém fica a saudade e o carinho por estes profissionais e seus inesquecíveis programas.

Curiosidades:
  • O slogan que serve de título para este especial foi usado pela primeira vez em 1995, quando a programação infantil estava em alta no canal;
  • Atual coringa da emissora, o "Pica Pau" é exibido desde 2006. Mas não é a primeira vez que o pássaro criado por Walter Lantz passa pelo canal 7. O primeiro pouso na Record aconteceu na década de 1960, ainda em preto e branco.  

Vamos conferir três atrações infantis da Record: uma homenagem ao Arrelia, um trecho do "Agente G" e a estreia de "Eliana & Alegria". Agradecimentos: primeboxbrazil.tv.br, musicasinfantis80.xpg.com.br, Rubens Faria Gonçalves, z80s e Blog Eliana & Diego.








segunda-feira, 22 de julho de 2013

A MANIA DA EXCELSIOR FAZ 50 ANOS

Anúncio de uma das primeiras novelas a
utilizar o vídeo tape (VT)
Parece que foi ontem, mas a telenovela diária brasileira completa hoje 50 anos. Uma verdadeira mania nacional, a primeira trama a realizar tamanha ousadia para a época foi "2-5499 Ocupado", exibida pela TV Excelsior a partir de 22 de julho de 1963, às 19:30h.

Um engano telefônico foi o pontapé inicial de uma história simples, porém envolvente. Uma presidiária, Emily (Glória Menezes), vai trabalhar como telefonista na cadeia onde cumpre pena, graças a seu bom comportamento. Na primeira ligação, ela conhece Larry (Tarcísio Meira), um importante advogado, ao discar um número de telefone errado. Mas as vozes encantam mutuamente e aí começa a trama amorosa.

Entre outras estrelas, participaram dessa aventura do antigo canal 9 paulistano os atores Gilberto Salvio, Lolita Rodrigues, Neuza Amaral, Maria Aparecida Alves e Lídia Costa.

Essa novela tem vários marcos para a história da teledramaturgia. Até 1963 era comum as novelas serem apresentadas duas ou três vezes por semana. Mas a Excelsior percebeu que para essa produção ganhar o gosto do público era preciso fidelizar o telespectador, apresentando capítulos diários. Esta decisão foi tomada dias depois da estreia.

O par romantico favorito dos brasileiros

Depois desta novela, o casal seria escalado em várias
novelas da Rede Globo
Embora tivessem gravadas cenas em cadeias reais, muitas imagens "externas" foram realizadas em estúdio, com direito a vento, chuva e tudo!!! A trama também consagrou Tarcísio e Glória como o grande casal das novelas brasileiras. Como a maioria das novelas daquela época, "2-5499 Ocupado" foi  realizada em parceria com a "Grande Novela Colgate".

Hoje, cinco décadas depois, a telenovela passou por várias transformações, e ganhou diversos formatos. Porém o passar do tempo não diminuiu o interesse e a repercussão que essas histórias tem em nossa sociedade. Boas ou ruins, polêmicas ou singelas, curtas ou compridas, a verdade é que o gênero não passa despercebido pelo público, sendo o único a fazer a diferença na audiência de uma emissora.

Ah, e claro que a presidiária e o advogado, após enfrentarem muitos conflitos, ficaram juntos no final!!!

Curiosidades:

  • "2-5499 Ocupado" foi apresentada em todo o Brasil, e causou um tremendo problema para um gaúcho. O número de seu telefone era o mesmo que era título da novela. Várias pessoas ligavam para este número para saber se existia de verdade! O dono desta linha teve que mudar de telefone.
  • O texto original era do argentino Alberto Migré, e foi adaptado por Dulce Santucci. A TV Record, através da produtora JPO, realizou o remake desta trama. "Louca Paixão", com Maurício Mattar e Karina Barum foi ao ar em 1999.
Vamos rever o remake de "2-5499 Ocupado", já que não existem na internet imagens da primeira versão. Você assiste a abertura de "Louca Paixão" e a cena da ligação errada. Agradecimentos: Blog do Curioso, M de Mulher, rederaiuga e Célia Ferreira.




quarta-feira, 17 de julho de 2013

CRÍTICA: O REAL VALOR DE CHIQUITITAS

A autora Íris Abravanel: "Quero gerar empregos"
No último dia 15 de julho, mês de férias escolares, estreou a segunda adaptação infantil de Íris Abravanel no SBT. "Chiquititas", sucesso no final da década de 1990, conseguiu superar a média do mesmo período de sua antecessora "Carrossel", também adaptada pela esposa de Silvio Santos e que ainda está no ar. Manter as duas novelas no ar por algum tempo é uma estratégia para que os órfãos das aventuras da turma da professora Helena se acostumem com as travessuras dos órfãos do "Raio de Luz". Ponto para o SBT.

Porém o grande valor de "Chiquititas" não está somente na audiência e nos lucros com os futuros CDs, DVDs e uma infinidade de produtos licenciados. A importância desta produção está na manutenção de um público que não tinha mais o que assistir na TV, desde a estreia da nova versão da mexicana "Carrusel".

Os investimentos aumentaram. É visível aos olhos dos telespectadores o capricho que a equipe da emissora teve com cenários, figurinos, iluminação e seleção de atores, especialmente o elenco infanto-juvenil. E isso também é mérito do consagrado diretor Reynaldo Boury, experiente no ramo e responsável por diversos sucessos em sua extensa lista de novelas.

Se "Chiquititas" der tão certo quanto "Carrossel", será mais um mercado de trabalho aberto para um número grande de profissionais paulistas que poderiam estar desempregados. São roteiristas, iluminadores, técnicos, câmeras, assistentes de estúdio, figurinistas, continuístas, maquiadores, cenógrafos e muito mais, trabalhando, movendo a economia.

Num mercado que já é fechado e concorrido, com a Globo no Rio, a Record reduzindo custos e Band desistindo de dramaturgia, é uma grande alegria para os profissionais da área ouvir a autora Íris Abravanel declarar, em entrevista concedida a Marília Gabriela, que seu principal objetivo é gerar empregos.

Como profissional de comunicação, minha torcida para que a novelinha seja um sucesso vai além da disputa pela vice-liderança no IBOPE. Só será possível medir o quanto o público realmente gostou da trama após o fim do folhetim da "Escola Mundial", embora a emissora tenha feito a lição de casa quanto à estratégia de divulgação, exibição, além do cuidado com o produto. Torço, acima de tudo, para que o SBT consiga firmar novamente na capital paulista, uma central de produção de novelas, coisa que deixou de existir com o fechamento da TV Tupi em 1980.

Confira a nova abertura de "Chiquititas". Agradecimentos: Quem Acontece e SBTonline.



quarta-feira, 3 de julho de 2013

EXCLUSIVO - TOP10 - VALE A PENA VER DE NOVO... AS MEXICANAS

Thalía, em "Maria do Bairro"
Fã do SBT que se preze, curte um bom dramalhão mexicano. A emissora importou da maior produtora de novelas em língua espanhola, a Televisa do México, inesquecíveis novelas. Essas tramas conquistaram o público de uma maneira tão arrebatadora, que algumas delas voltaram para a TV de Silvio Santos algumas vezes.

Pensando nisso, o Loucura preparou um Top10 das novelas latinas mais exibidas por aqui. Apenas para esclarecer, o critério de desempate para a escolha de alguns folhetins foi a data da última reapresentação. Prepare a caixa de lenços e divirta-se!!!