sábado, 25 de maio de 2013

FASCINAÇÃO DEBUTANTE

Antes de "Fascinação", Regiane era
 atriz de teatro, e chegou a estudar publicidade
O público do SBT sempre curtiu um bom dramalhão, regado com muitas lágrimas e sofrimento de uma linda mocinha, que ao final acaba nos braços do seu amado e vive feliz para sempre. Hoje, uma destas tramas completa 15 anos de sua estreia: "Fascinação". Escrita por Walcyr Carrasco, o mesmo autor da atual novela das 21h "Amor à Vida" na Globo, esta novela tem todos os ingredientes de uma tradicional novela mexicana.

A história se passa na década de 1930 (um ponto forte na dramaturgia da emissora, nos anos 1990, eram as produções de época). Regiane Alves, estreando como protagonista, vive Clara, uma jovem professora, filha de um leiteiro e uma dona de casa. De origem humilde, a moça conhece Carlos Eduardo (Marcos Damigo), filho de Melânia da Silva Prates (Glauce Graieb), uma importante figura da sociedade. Os Silva Prates vivam apenas da imagem de ricos. Estavam à beira da falência, e Melânia queria arrumar logo uma moça rica para casar com seu filho mais velho. Clara e Carlos Eduardo se encontraram pela primeira vez no baile de formatura da jovem, e ali, uma cigana profetizou que eles seriam muito felizes juntos, porém antes passariam por maus bocados.

De fato, os dois se apaixonaram com o tempo, e o rapaz até prometeu casamento. Diante da jura, Clara decide se entregar ao seu primeiro homem, e acaba engravidando. Ao descobrir o fato, o mundo desaba na cabeça da professora. Quando ficou sabendo da história, Melânia contratou um gigolô, Alexandre (Heitor Martinez), que armou para separar Clara de Carlos Eduardo, forjando ser o pai da criança. Pior foi quando o pai da jovem soube da gravidez! Enfurecido, o leiteiro José (Breno Bonin) expulsa a filha de casa.

Alexandre leva a mocinha para um prostíbulo e, para completar o plano de Melânia, Carlos Eduardo descobre, se decepciona e casa-se com Berenice (Samantha Monteiro). A matriarca dos Silva Prates já estava de olho nessa rica moça, que também estava apaixonada por seu filho. Quando o bebê de Clara nasce, o gigolô rapta a criança. Alexandre força a moça a trabalhar no bordel, do contrário nunca mais veria seu filho.

Correria para gravar

Capa do CD da trilha sonora, que tinha Nana Caymmi cantando
o tema-título
Muitas lágrimas e sofrimentos rolam neste folhetim, até que Clara ganha uma bolada de herança de um cliente que conheceu na casa de Madame Therèze (Adriana Ridolfi). Era Manoel Gouveia (Luís Carlos de Moraes), tutor de Berenice, que a essa altura já era alcoólatra, já que seu casamento com Carlos Eduardo era tão falso quanto nota de R$3,00. Cheia da grana, a mocinha dá a volta por cima, descobre todas as armações de Melânia, e se encarrega pessoalmente de deixar a megera na rua da amargura. Depois de tudo esclarecido, enfim, pôde viver seu amor com Carlos Eduardo e, com a morte de Berenice, casou-se e junto com seu filho viveu feliz para sempre!!!

Walcyr Carrasco escreveu esta novela após o sucesso de "Xica da Silva" na Manchete. O autor assinava como Adamo Angel. O tempo de produção de "Fascinação" é recorde: foram apenas quatro meses para gravar os 142 capítulos. Os atores tinha em média 30 cenas por dia. Para auxiliar, e dar mais agilidade às gravações, o elenco passou a usar o ponto eletrônico, um aparelho quase imperceptível na orelha, para o diretor soprar as falas. Tanta pressa tinha uma razão: Silvio Santos queria que a novela estreasse junto com "Torre de Babel", na Rede Globo. Mas não houve muito tempo de confronto direto. Com a contratação de Ratinho no mesmo ano, a novela do SBT passou a concorrer mais com o "Jornal Nacional" do que com o folhetim de Silvio de Abreu.

Curiosidades:

  • "Fascinação" não seria exibida no Brasil. A novela seria dublada e vendida para o México, mas depois que Silvio Santos assistiu alguns capítulos, decidiu que passaria no SBT;
  • Como era prática da emissora gravar novelas inteira antes de exibi-las, a história de Clara e Carlos Eduardo furou a fila de outras duas produções que já estavam prontinhas para irem ao ar há algum tempo ("Pérola Negra" e o remake de "O Direito de Nascer");
  • A produção foi vendida para mais de 20 países, inclusive Romênia e Ucrânia;
  • Além de Regiane Alves e Marcos Damigo, Mariana Ximenes também teve seu primeiro papel de destaque nesta trama. Ela interpretava Emília, filha de Manoel Gouveia, que era apaixonada pelo segundo filho de Melânia, o seminarista Gustavo (Caio Blat). As cenas do casal eram hilárias;
  •  Foi a primeira produção dramaturgica brasileira a usa o ponto nas gravações;
  • A novela se chamaria "Alma Gêmea", mas Walcyr não desistiu do título, e usou em 2005 em um de seus folhetins das 18h, na Rede Globo;
  • "Fascinação" foi reapresentada duas vezes, em 2004 e em 2011.

Vamos conferir algumas cenas desta inesquecível novela. Agradecimentos:mineironoveleiro, Simone5fulHD, MDDSbt e Divulgação/SBT.











quinta-feira, 16 de maio de 2013

OS 25 ANOS DE VALE TUDO


Beatriz Segall como a eterna vilã
"Não me convidaram, pra esta festa pobre, que os homens armara pra me convencer". Com este verso, composto por Cazuza e com a inesquecível interpretação de Gal Costa, o país parava para assistir a mais um capítulo da novela "Vale Tudo". No dia 16 de maio de 1988 a trama de Gilberto Braga foi lançada às 20h (na verdade 20h30, 20h45, dependendo do "Jornal Nacional") para entrar para a história da teledramaturgia brasileira.

Com o país se redescobrindo, após duas décadas de regime militar, a grande pergunta da novela era se valia a pena ser honesto no Brasil. Tudo porque Maria de Fátima (Glória Pires) queria ser rica de qualquer maneira. Ela era filha de Raquel Accioli, recém-separada do marido Rubinho (Daniel Filho). As duas moram em Foz do Iguaçú-PR, na casa de Salvador (Sebastião Vasconcelos), avô paterno de Maria de Fátima, que passa o imóvel para o nome da neta, para lhe garantir o futuro. Assim que o pai de Raquel morreu, sua filha vende a residência sem consultá-la, e parte para o Rio de Janeiro, em busca de fortuna.

A ex-guia de turismo consegue duplicar sua falta de escrúpulos ao encontrar com César (Carlos Alberto Riccelli), um ex-modelo que vive como garoto de programa. O bonitão faz de Maria de Fátima uma modelo famosa, que quer casar com Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), herdeiro de uma das maiores fortunas do país, que namorava com a jornalista Solange Duprat (Lídia Brondi). Afonso era filho de Odete Roitman (Beatriz Segall), dona de uma empresa de aviação, a TCA, e mantinha um caso com César. A megera entrou para o seleto clube de piores vilãs da história da TV brasileira.

Raquel não desiste da filha, e parte para a cidade maravilhosa. Lá conhece Ivan (Antônio Fagundes), e também o sucesso. Para sobreviver na capital fluminense, a mãe de Maria de Fátima resolve vender sanduíches naturais nas badaladas praias cariocas. Uma das cenas antológicas da trama é quando mãe e filha se reencontram nas areias mais famosas do país, e fingem não se conhecerem. Ao lado do novo companheiro, Fátima vira dona de uma cadeia de restaurantes, a "Paladar".

Raquel ganha o mundo

A dupla de protagonista se repetiu em 2002, em
"Desejo de Mulher" (Globo) 
Muitas tramóias e esquemas de corrupção e jogo sujo acontecem na história, até o final feliz de Raquel e Ivan, que no meio da conversa até se casou com a filha de Odete, a alcoólatra Heleninha (Renata Sorrah), por causa de mais uma arapuca criada pela empresária e a norinha Maria de Fátima.

Mas o que o país inteiro queria saber mesmo era "Quem matou Odete Roitman???" A identidade do autor dos três disparos era mais importante do que os motivos, afinal a empresária era odiada por toda a novela, e mais o país inteiro! O mistério começou no capítulo 193, no dia 24 de dezembro. A milionária foi assassinada com três tiros, e a dúvida ficou no ar até o fianl da trama. Falando assim, parece que a revelação do assassino levou un 50 dias para acontecer, mas na verdade, o público ficou sabendo que Leila (Cassia Kiss) havia cometido o crime por engano apenas 13 dias depois do ocorrido.

"Vale Tudo" conquistou o Brasil e o mundo. Foi exibida em mais de 30 países. Por aqui, o folhetim foi reapresentado em 1992, no "Vale a pena ver de novo". Esta novela foi uma das primeiras a ser adaptada para o mercado latino. "Vale Todo" foi resultado da parceria entre a Globo e a Telemundo, emissora com programação em espanhol da rede americana NBC nos Estados Unidos, em 2002. A história não repetiu o mesmo êxito da versão original.

Curiosidades:

  • Laís (Cristina Prochaska) e Cecília (Lala Deheinzelin) viveram um casal homossexual. Embora fosse 1988, e estivéssemos às portas da nova Constituição e da nova República, a velha censura deu o ar da sua graça, e retalhou vários diálogos das personagens;
  • Beatriz Segall e Glória Pires ganharam, entre outros, o Troféu Imprensa como melhor atriz de 1988. A melhor novela também ficou com "Vale Tudo";
  • A rede de restaurantes naturais de Raquel inspirou os cubanos. O sucesso da novela, exibida por lá em 1995, fez com que os patriotas de Fidel montassem estabelecimentos iguais aos da personagem, assim que o presidente de Cuba autorizou a população a abrir pequenos negócios. Esse modelo de restaurante é conhecido na ilha por "Paladar";
  • O assassinato da maior vilã da teledramaturgia nacional rendeu uma audiência de 81 pontos, com picos de 92. No último capítulo, quando o mistério seria revelado, o Brasil parou e a Globo marcou 86 com picos de 94. Até caldo de galinha fez concurso para premiar o telespectador que acertasse o nome da assassina! A média geral da novela foi de 56 pontos no IBOPE.
É bom ver que, de lá pra cá, algumas coisas melhoraram no Brasil. Já existe político quase indo pra cadeia por corrupção. Mas talvez a pergunta de Gilberto Braga, diante de certas situações, ainda é pertinente: "Vale a pena ser honesto no Brasil?" Que a sua consciência responda. Enquanto isso, vamos rever a abertura e algumas cenas deste clássico da nossa TV. Fonte: Guia Ilustrado TV Globo Novelas e Minisséries. Agradecimentos: Paula Rabello, Aurélio Araújo, cesarbrandi, gilbertobragaonline, cantinhodenotícias e Divulgação/TV Globo.











quinta-feira, 2 de maio de 2013

A REDENÇÃO DA EXCELSIOR

Fernando (Francisco Cuoco) e Ângela (Miriam
Mehler): final feliz
Num  dia 2 de maio, de 1968, chegava ao fim um grande sucesso da teledramaturgia brasileira, e um recorde para a história da nossa TV. A novela "Redenção" foi planejada para ter apenas cem capítulos, mas a trama de Raimundo Lopes, com direção de Waldemar de Moraes e Reynaldo Boury, caiu nas graças do público telespectador da TV Excelsior.

A novela tinha como personagem principal o médico Fernando Silveira (Francisco Cuoco). Ele chegava ao município de Redenção, e a pose de galã arrebatou três corações de uma vez só: Lola (Márcia Real), Marisa (Lourdes Rocha) que era a filha má do prefeito Juvenal (Rodolfo Meyer), e Ângela (Miriam Mehler), a filha do sapateiro Carlo (Vicente Leporace).

Um mistério rondava o médico recém chegado a cidade: o que queria o jovem doutor naquele lugar? Esse segredo foi mantido durante todo o folhetim. Fernando havia ido embora de lá muito pequeno, após o assassinato de seu pai. Formou-se em medicina e retornou a localidade com o objetivo de descobrir quem havia matado o pai. Silveira conseguiu desvendar o crime: o alcoólatra Mário (Newton Prado) foi o assassino.

Pioneirismo médico

"Redenção" também foi responsável por avanços da medicina ainda inéditos no Brasil da época. Durante a história, a carismática fofoqueira Dona Maroca (Maria Aparecida Baxter) morreu, e o público reclamou. A personagem dava graça à novela, com suas intrigas e fuxicos. O autor Raimundo Lopes resolver repetir na ficção o feito do renomado doutor Christiaan Barnard, através do médico protagonista. Barnard foi o responsável, em 1967, pelo primeiro transplante de coração do mundo. Aqui no Brasil, mesmo que na ficção, doutor Fernando foi o primeiro a realizar
tal cirurgia, e a primeira paciente foi Dona Maroca, que voltou à vida de fofocas em Redenção. Na vida real, o doutor Euryclides de Jesus Zerbini foi pioneiro nos transplantes cardíacos em nosso país, em 25 de maio de 1968, meses depois da novela.

Maroca (Maria Aparecida Baxter):
primeira transplantada na ficção
A produção também é responsável pela primeira cidade cenográfica da televisão brasileira. Era composta por três ruas, algumas casas, prefeitura, praça com um obelisco, igreja, delegacia, mercearia, um pequeno hotel e um boteco. A área total era de nove mil metros quadrados, e ficava localizada atrás dos estúdios de cinema da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo-SP.

O sucesso desta novela da TV Excelsior foi tamanho que , até hoje, nenhum outro folhetim atingiu o mesmo número de capítulos. São 596 no total. A estreia aconteceu em 16 de maio de 1966. Você pode pensar: "Ah, mas já tiveram novelas que duraram mais tempo, como "Chiquititas" no SBT, e a "Malhação", que está há 18 anos no ar!!!" Sim, mas essas produções tiveram seus elencos e histórias renovadas a cada temporada, e "Redenção" segue o estilo clássico de novela. O elenco principal foi mantido do começo ao fim.

Curiosidades:

Extensão da Estrada de Ferro Sorocaba custou ao município 100 milhões de cruzeiros
  • A prefeitura do município de São Bernardo pagou a construção de uma extensão da Estrada de Ferro Sorocaba até a cidade cenográfica da novela. A intenção era fazer do local um ponto turístico, após o fim das gravações. E assim foi. Hoje, no local, existem a Cidade da Criança e a Cidade da TV;
  • Uma vila de casas construídas próximas da cidade cenográfica ganhou o nome da novela: Vila Redenção.
Vamos rever algumas imagens da mais longa novela brasileira. Ah, e sabe com quem ficou o médico, no final da história? Fernando casou-se com Ângela. Também vale a pena conhecer um pouco mais da trajetória da nossa telinha na Cidade da TV. Saiba mais em http://www.museudatv.com.br/cidadedatv/site/. Agradecimentos: Arquivos1000 e Museu da TV.