domingo, 20 de maio de 2012

CURIOSIDADES DA ESCOLA MUNDIAL


No dia 21 de maio, o SBT vai estrear o remake de Carrossel, inspirado no roteiro mexicano. A novela foi produzida em 1989 e exibida pela primeira vez no Brasil em 1991. Nós já comemoramos inclusive os vinte anos da primeira apresentação da trama mirim. Confira: http://www.loucuraportever.blogspot.com.br/2011/01/carrossel-20-anos.html

Desta vez, vamos trazer mais curiosidades sobre a história da professora Helena e seus alunos. O texto que inspirou os mexicanos veio da Argentina. A novela "Jacinta Pichimahuída, la maestra que no se olvida" (a professora que não se esquece) foi ao ar na terra de Perón em 1966. A discussão sobre racismo entre uma aluna branca e rica e um garoto negro e pobre se mantém desde então. O nome do Cirilo é um dos poucos que permanece na história até hoje. O sucesso de "Jacinta" rendeu um filme em 1974. O enredo virou uma série televisiva na ATC, também argentina, chamada "Señorita Maestra", em 1983. Foram dois anos no ar, com grande audiência.

Pedro Damián, responsável futuramente pelo sucesso da novela mexicana "Rebelde"(2005) e da banda RBD, gostou da história e resolveu produzí-la na Televisa, no final dos anos 1980. Lá na vila do Chaves, a professora Helena atendia por Jimena. Ela e seus aluninhos viajaram por todo o México e para vários países da América Latina.

Hoje, 23 anos depois, muitos têm curiosidade em saber o destino de alguns de seus atores mirins. Ludwika Paleta provocou raiva no público ao viver a metida Maria Joaquina Villaseñor, filha de um importante médico do país. A atriz seguiu trabalhando em televisão e, sem dúvida, é a mais bem sucedida artisticamente dentre os alunos daquela classe do 2º ano. Ludwika é conhecida nossa por novelas como "Vovô e Eu" (1992), "Maria do Bairro"(1995) e "Amigas e Rivais"(2001). Todas dubladas e exibidas pelo SBT em 1992, 1997 e 2002, respectivamente.

Christel Klitbo deu vida à travessa Valéria Ferreira. A jovem que não revela a idade continua sendo atriz, embora não tenha feito mais nada marcante na TV. Hoje vive em Madri, na Espanha, e continua estudando.


 A pequena Alícia Guzmán foi interpretada por Sylvia Guzmán, que deixou os holofotes para se dedicar à medicina. Hilda Chávez ficou famosa na pele da romantica Laura Quiñones. Atualmente Hilda é advogada.


Cirilo Rivera foi o personagem de Pedro Javier Vivero. O ex-ator também se afastou da vida artística e formou-se em ciências da comunicação. "Carrossel" tinha também um judeu, o loirinho David Rabinovich. Seu intérprete, Joseph Birch é coreógrafo de dança contemporânea.

Mário Ayala surge com a novela em andamento, mas seu relacionamento com seu cãozinho Rabito é lembrado pelos fãs. Quem deu vida a esse personagem foi Gabriel Castañon, que hoje é um importante engenheiro musical.

Gabriela Rivero foi o sonho de todo o aluno com sua doce professora Helena. Não só das crianças, mas também dos adultos. Vale lembrar que ela foi a única atriz internacional a visitar o presidente da república, e aglomerar uma multidão em Brasília, em frente o Palácio do Planalto. A atriz esteve de volta ao Brasil no ano passado, nas comemorações dos 30 anos do SBT, no "Programa do Ratinho".

A emissora de Silvio Santos tem feito a lição de casa direitinho. Fez uma grande campanha de divulgação na programação e também externamente, com ações como o passeio de Priscila Alcântara, intérprete do novo tema de abertura, no Zoológico de São Paulo. Vamos aguardar os frutos que serão colhidos a partir da estreia da novela no dia 21, às 20:30h.

Por enquanto, vamos rever Gabriela Rivero no Brasil, em sua mais recente visita.

Agradecimentos: brunoch1987,

domingo, 13 de maio de 2012

AS SETE DAS SETE

Reencontros, na maioria das vezes, são bons momentos. E a vida sempre nos reserva surpresas ao rever alguém de antigamente. Várias novelas já retrataram de forma diferente essa situação.

Neste mês de maio um grande sucesso das 19h completa 30 anos. "Elas por Elas" (TV Globo) foi escrita por Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Paulo Ubiratan. Sete amigas se reúnem 20 anos depois por coincidências do presente e histórias passadas mal resolvidas. Natália (Joana Fomm), Marlene (Mila Moreira), Carmem (Maria Helena Dias), Wanda (Sandra Bréa), Adriana (Ester Góes), Helena (Aracy Balabanian) e Márcia (Eva Wilma) decidem esclarecer fatos vividos nos tempos de colégio, como a paixão de Helena e Adriana pelo mesmo homem. Mas também existiam acontecimentos atuais que atormentavam a vida das protagonistas, como a traição de Wanda com o marido de Márcia, Átila (Mauro Mendonça), o casamento mal sucedido de Carmem e a má sorte no amor de Marlene.

Wanda tinha um irmão investigador, que foi contratado por Márcia para descobrir a identidade da amante, e possível assassina de Átila, morto depois em um quarto de Motel. Entra em cena um dos mais folclóricos personagens da teledramaturgia brasileira: Mário Fofoca (Luís Gustavo). Esse detetive muito atrapalhado, com seu terno xadrez e gravata colorida, fez tanto sucesso na época, que ganhou um programa solo na grade da Globo e um filme: "As Aventuras de Mário Fofoca". "Elas por Elas" também tinha um mulherengo incorrigível e interesseiro, René (Reginaldo Faria), parceiro de Mário.

A novela teve uma das aberturas mais bacanas do "plim-plim". O time do "mago" Hans Donner, responsável pelas vinhetas da emissora, montou uma festa onde eram tiradas fotos das sete personagens principais em preto e branco, duas décadas atrás. Da imagem surgem colorida, em movimento, cada uma das sete atrizes protagonistas. O tema de abertura, cantado pelo grupo The Fevers ("Hey, hey, bandeira pouca é bobagem") estourou nas paradas de sucesso, e se tornou um dos "hits" da década de 1980.

Curiosidade: a novela também sofreu com a censura militar. Mário Fofoca paquerava a mulherada usando o repertório de Roberto Carlos. Mas os censores não permitiram que o detetive usasse a música "Falando Sério". Tudo por causa da frase "e apenas ser mais um na sua cama". Luís Gustavo voltou a interpretar o famoso detetive em duas vezes: em 1996, num dos episódios do humorístico "Sai de Baixo", e em 2010, no remake de "Ti ti ti", como uma grande homenagem da autora Maria Adelaide a Cassiano Gabus Mendes, escritor do roteiro original da trama.

Vamos relembrar um pouco deste sucesso com a abertura de "Elas por Elas", uma das primeiras a usar o recurso da animação por computador, com o The Fevers cantando o tema homônimo.

Agradecimentos: pararecordarnovelasefamosos.blogspot.com, marcatudo22 e TV Globo.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

EXCLUSIVO! A VIDA E OBRA DE VIDA ALVES

Promessa é dívida. No início deste ano disse que teríamos novidades para 2012. A partir de agora, o blog Loucura por TeVer também vai produzir reportagens excluivas para você! Existem outras surpresas que serão reveladas no decorrer do ano, mas agora vamos acompanhar a primeira entrevista realizada pelo blog.

A atriz Vida Alves é uma das pioneiras da TV brasileira e nos concedeu declarações únicas sobre sua vida e carreira, como sua trajetória no cinema, o lançamento do primeiro programa de entretenimento em cores da telinha, o "Vida em Movimento", e a criação do Museu da TV.