terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A HUGOMANIA


Interatividade em televisão não é uma coisa de agora, como muitos pensam. Vários programas nasceram ao longo dos anos 1980 e 1990 com a proposta da participação direta do telespectador por carta, telefone, fax e e-mail (já na era da informática). Quem explorou bem esse recurso foi o segmento infantil, e com muitos resultados positivos, em várias emissoras.

Um deles, sem dúvida, é o Hugo Game. O programa de origem dinamarquesa nasceu em 1990, e conquistou fãs em 40 países. A atração chegou ao Brasil em 1995, pela Rede CNT, e permaneceu no ar por aqui até 1998. O personagem Hugo apresentava o programa, produzido pela Herbert Richers, direto de uma Floresta Encantada, e teve como seus parceiros humanos os apresentadores Matheus Petinnati, Vanessa Vholker, Andrea Pujol e Rodrigo Brassolotto.

Nos games, o duende Hugo tinha que vencer os mais diversos desafios para salvar sua esposa Hugolina, e seus filhos, Rit, Rat e Rut, da perversa Bruxa Maldícia. E não eram poucos os desafios! Hugo andava de skate, pulava pedras rolantes, saltava de um avião para o outro em pleno voo, viajava de balão, e muitas outras aventuras escolhidas pela garotada em casa. Quem comandava o duende aventureiro nos jogos eram as crianças, através do teclado do telefone. Os apresentadores explicavam antes de cada aventura, quais comandos seriam usados, mas durante a brincadeira torciam pelo jogador gritando os números do telefone.

Esse duende fez muito sucesso por aqui, tanto que congestionava as linhas telefônicas da emissora. A CNT chegou a receber cerca de 1 milhão de ligações por dia, vindas do país inteiro, na sua sede no Paraná. Todos queriam ganhar o mais cobiçado prêmio: o video game, apenas conquistado pelo jogador que mais pontuasse no dia. Várias frases do Hugo caíram no gosto da molecada como "subindo a montanha, sem fazer manha", "caí no penhasco, virei churrasco", "não tem chororô, esse jogo acabou".

O que não terminou mesmo foi a saudade do programa e o sucesso do joguinho que, para alegria dos fãs, agora está disponível nas versões para Andróide, iOS, PC e PSP.

Abaixo, vamos rever alguns trechos desse programa. E em 2012 o blog Loucura por TeVer vai trazer grandes novidades. Aguardem...

Agradecimentos: interrogazao, Jorgeshow, minilua.com.