sábado, 9 de abril de 2011

SS 50 ANOS - UMA ENTREVISTA INESQUCÍVEL


Silvio Santos comemora 50 anos de TV, em 2011. Já pensaram como será o domingo sem ele? Alguns imediatamente pensaram "vire essa boca pra lá", mas já aconteceu!

Não me refiro ao período de férias do animador, quando foi substituido por vários apresentadores, como Raul Gil, Gugu Liberato, Luis Ricardo e Caco Rodrigues. Sem esquecer o substituto oficial nos tempos de TVS e comecinho de SBT, Léo Santos, irmão de Silvio, falecido em 1982.

Em 1987 Silvio se viu rouco como nunca antes, e precisou viajar para tratar e operar as cordas vocais em Boston-EUA. O apresentador foi no final de janeiro do ano seguinte. O vídeo abaixo é uma chamada para programação de 31 de janeiro de 1988, o domingo sem Silvio Santos.


Chamada da programação de 31 de janeiro de 1988

No domingo seguinte, Gugu Liberato o substituiu, recém-chegado de sua passagem relâmpago da TV Globo. O dono do SBT foi pessoalmente falar com Roberto Marinho, para liberar Gugu, e lhe explicou sua situação de saúde. Segundo Liberato, Silvio e Marinho não se falavam há anos desde então.

Quando voltou, Silvio Santos comandou seu programa ao vivo, direto do Teatro do SBT. No final da noite, já no "Show de Calouros", ele concedeu essa "entrevista" aos jurados, suas colegas de trabalho no auditório e os telespectadores pelo telefone. A sinceridade de Silvio em certos momentos é desconcertante, mas só faz aumentar a admiração do telespectador.

Agradecimentos: bizuti, egon86, wn.com


Primeira Parte


Segunda Parte


Terceira Parte


Quarta Parte


Quinta Parte


Sexta Parte


Sétima Parte


Última Parte

HOJE VAI TER UMA FESTA!


Este é uma ano especial na vida de uma Gaúcha de Santa Rosa. Neste ano, mais exatamente em 30 de junho, Maria da Graça completará 25 anos de TV Globo. Talvez por esse nome, poucas pessoas se lembrem de que estou falando de Xuxa Meneghel.


Ela começou como modelo fotográfica, e em pouco tempo se destacou no cenário nacional. Era uma das mais lindas modelos de sua época, e do Brasil também. Por esse motivo, Xuxa já posou nua para algumas publicações. Aos poucos também foi conhecendo outras áreas da comunicação, como o cinema. Antes de estrear na TV, Xuxa trabalhou nos filmes "Fuscão Preto", o polêmico "Amor, Estranho Amor" e "Os Trapalhões na Arca de Noé". A modelo também ganhou notoriedade a partir de seu primeiro relacionamento, com ninguém menos que Pelé, o Atleta do Século.


Foi assim que a garota de 20 anos chamou a atenção de Maurício Sherman, na época diretor da TV Manchete, que a convidou para estrear o "Clube da Criança", em 1983. O carisma de Xuxa junto às crianças atraiu a audiência e os olhares dos diretores da Globo, que a contrataram em 1986. Nas férias do meio daquele ano, estreou às 8 da manhã o "Xou da Xuxa", um dos formatos mais copiados na telinha. O sucesso não demorou e logo o modelo do programa foi vendido para diversos países.


Mas isso não era o suficiente, então a apresentadora partiu para uma carreira internacional. Xuxa passou a comandar na Argentina, a partir de 1991, a versão hispânica de seu programa, "El Show de Xuxa", por dois anos. A atração foi exibida para quase toda a América Latina, e por uma rede de emissoras de língua espanhola nos Estados Unidos. Em 1992, Xuxa desembarca na europa, e direto da Espanha apresenta "Xuxa Park". No ano seguinte, a brasileira consegue um feito que somente Carmem Miranda havia conseguido. A apresentadora ganha um programa com seu nome, produzido nos estúdios da CBS, na terra do Tio Sam. As dificuldades com o Inglês, que teve que aprender em apenas 2 meses, e problemas de saúde causados pela estafa de trabalho, fizeram com que o programa "Xuxa" tivesse apenas uma temporada.


No Brasil, Xuxa ficou à frente do "Xou" até 1992, com sucesso absoluto. Mas também comandou outros programas como "Bobeou Dançou" (1989), "Xuper Star" (1991), e "Paradão da Xuxa" (1992). Em 1993 estréia o programa "Xuxa", nas tardes de domingo, para toda a família. Na temporada seguinte, vai para as manhãs de sábado, retornar para seus baixinhos com "Xuxa Park". Dentro do seu "Park", Xuxa começa uma aproximação com os adolescentes, os baixinhos que assistiam seus programas infantis, com o musical "Xuxa Hits". Deu certo, e a atração ganhou horário próprio nas tardes de sábado. Assim estréia em 1997 o "Planeta Xuxa", que no ano seguinte passa para os domingos. Ficou no ar até 2002, quando a apresentadora decidiu voltar a trabalhar só para crianças. Após o término do "Planeta", vai ao ar nas manhãs da Globo, "Xuxa no Mundo da Imaginação", que seguiu até 2005 e deu lugar para o também infantil "TV Xuxa".


A direção da emissora não acha correto Xuxa deixar de lado duas gerações que cresceram com seus programas, e então o "TV Xuxa" passa para as manhãs de sábado, falando para toda a família, em 2008. Essa atração passou para a tarde, recentemente em 2011. Neste ano, Xuxa ganhou um presente: vai comandar uma atração infantil transmitida pela Globo Internacional, o "Mundo da Xuxa".


Xuxa já entrou para história, não só da TV Globo mas da televisão brasileira. À bordo de sua nave, levou milhões de baixinhas e baixinhos para um mundo de fantasia. Por onde chega, diz que ouve duas coisas: "cresci com você" e "quero mandar um beijo pra minha mãe, pro meu pai e pra você". Se você foi ou é um baixinho vai curtir os vídeos da carreira da Rainha dos Baixinhos!


Agradecimentos: TV Globo, TVMPR, Davis1710, pugaman77

Primeiro "Xou da Xuxa" em 1986


Todas as entradas de Xuxa em seus programas

Aberturas dos programas - Parte 1

Aberturas dos programas - Parte 2

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ALMOÇAR E SE INFORMAR, TRADIÇÃO HÁ 40 ANOS


Falar com a dona de casa, com o jovem que chegou ou está indo pro colégio, pro aposentado e para aqueles apressados da hora do almoço de seus serviços. Esta é a missão resumida do "Jornal Hoje", da TV Globo.

O noticiário completa neste em 2011, quatro décadas de muita informação e prestação de serviço. No começo, lá em 1971 o "Hoje" deveria ser uma revista feminina, e era exibido apenas no Rio de Janeiro. Em 1974 passou a ser exibido em rede nacional.

Fatos importantes foram cobertos ao vivo pela equipe do JH, como o sequestro do apresentador Silvio Santos e o ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, ambos em 2001. Foi também durante o jornal que a sede da TV Globo pegou fogo, em 1976.

Muitos apresentadores passaram pela bancada do telejornal, como Léo Batista, Sônia Maria, Marcos Hummel, Márcia Peltier, Fátima Bernardes, William Bonner, Carlos Nascimento e Carla Vilhena. Atualmente Evaristo Costa e Sandra Annenberg dividem a apresentação do informativo. Um dos quadros de maior sucesso do "Jornal Hoje" foi o "Entrevista", comandado por muito tempo por Leda Nagle.

Comemorando seus 40 anos de existência, o Loucura deseja vida longa ao companheiro do almoço brasileiro! Parabéns para toda a equipe.

Assista agora todas as aberturas que o jornal já teve desde 1979 (são poucos os registros da emissora, antes de 1976, que se salvaram do incêndio), e seus apresentadores.

Agradecimentos: georgemacedo, rmrosa80, fabianofmota, gabapanda, jacksoow, claudiolessa, sfl662006, TV Globo.



Aberturas Jornal Hoje


Claudio Lessa apresenta o Jornal Hoje - 1979


Jornal Hoje com Márcial Peltier e Leila Cordeiro - 1989


"Entrevista", com Leda Nagle e seu convidado Chico Buarque - 1988


Carlos Monforte também comandou o JH - 1996


Carlos Nascimento e Sandra Annenberg ancoraavam o jornal - 2003


Bastidores do JH no Vídeo Show - 2009