domingo, 24 de outubro de 2010

JÁ ACABOU? MAL SOUBE QUE COMEÇOU...


Na semana passada encerrou mais uma edição do reality show "Hipertensão", na TV Globo. Ok, a audiência garantiu a liderança para a emissora, mas será que só isso faz o sucesso de uma atração? Para mim, se não está na boca do povo, gerando comentários, burburinhos, ou até mesmo repercutindo nos programas vespertinos das emissoras menores, não agradou tanto assim. Esse talvez seja o caso.

Escatologias, como comer olho de boi cru, ou nadar em tanque de água cheio de cobras, atraem mas não repercutem. E um programa de sucesso vira conversa fácil no meio do povão. Sem contar que, apesar de gostar muito do trabalho da jornalista Glenda Kozlowski, senti que a apresentadora não estava totalmente à vontade. Em algumas provas, sua expressão de repulsa era focalizada pelas câmeras.

O público sempre espera coisas novas, e não uma repetição. A impressão que tive é de assitir a um "No Limite" mais compacto. Como já disse, o programa cumpriu seu papel como produto: ter audiência e deter a concorrência, que acaba de lançar outro grande reality: "A Fazenda" da TV Record. Quanto ao conteúdo, está na hora dos produtores deste gênero de programa refletirem o que vale levar ao ar para garantir uns pontinhos a mais no IBOPE. Algumas produções descambam para a apelação barata.

Pelo menos os índices de "Hipertensão" foram bons. E o "Busão do Brasil", na TV Bandeirantes, que percorreu quilômetros pelo país a fora, e o povo não deu sinal para embarcar, passou direto!? Reunir 12, 13, 14 ou 15 "personagens", confiná-los em um determinado lugar, móvel ou não, isolados do mundo, e submetê-los às provas mais malucas ou até humilhantes, não são necessariamente garantia de sucesso.

Agradecimento: terra.com.br e TV Globo

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ERA UMA VEZ, EM PAQUETÁ... UMA NOVELA


Puxa, já faz uma época que não falo sobre novelas! Pois muito bem. Vamos então falar de novela... de época!

O horário das seis da TV Globo sempre foi reservado para adaptações de grandes obras da literatura brasileira. No dia 20 de outubro de 1975, a emissora dos Marinho lançava mais um campeão de audiência: A Moreninha, baseada na obra de mesmo nome de Joaquim Manoel de Macedo.

Em 1866, na linda ilha de Paquetá, a moreninha Carolina (Nívea Maria) sonhava em rencontrar o seu primeiro amor, Augusto (Mário Cardoso). Eles se conheceram quando ainda eram crianças e juraram amor eterno. Carolina se tornou a moça mais cortejada da ilha. Augusto retorna para Paquetá e conhece Felipe (Marco Nanini). Eles se tornam amigos. O que Augusto não sabia era que o mais novo amigo era irmão daquela moreninha que conheceu quando ainda era moleque. Clementina (Maria Cristina Nunes) é amiga de Carolina e arranca suspiros de Felipe. Porém Clementina acaba se apaixonando por Augusto. Quando Carolina e Augusto se reencontram, Clementina tenta atrapalhar de todas as maneira o romance do casal.

O autor da novela, Marcos Rey, buscou ambientar a trama na segunda metade do século XIX, para poder contar também fatos históricos, como a Guerra do Paraguai e a luta abolicionista. Dirigida pelo saudoso Herval Rossano (o mesmo que trabalhou em A Escrava Isaura na Record), A Moreninha teve 79 capítulos que encantaram o público com uma belíssima produção de época.

Curiosidade: essa foi a segunda versão do livro de Joaquim Manoel de Macedo adaptada para a telinha. A primeira foi ao ar também pela TV Globo, em 1965, com Marília Pêra e Cláudio Marzo como protagonistas do romance de Paquetá.

Confira a abertura da novela e o último capítulo da trama, pois você ficou curioso pra saber como termina, não é?

Fonte: Guia Ilustrado TV Globo - Novelas e Minisséries
Agradecimentos: dopantanalaovelhochico.com.br, flaviomaj, 7desetembro e TV Globo


A Moreninha - abertura de 1975


Último capítulo da novela, exibido em 6 de fevereiro de 1976

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DUAS DÉCADAS DE MTV


Não se pode deixar de lado o aniversário da primeira TV segmentada do país!

Em 1990, quando a TV brasileira completava 40 anos de existência, os moradores do bairro do Sumaré, em São Paulo, sentiam certo saudosismo. Naquele ano completava-se uma década do fechamento da pioneira TV Tupi. Todos ali presenciaram a tristeza de alguns e a alegria de outros pelo fim da agonia da emisora.

O Grupo Abril ganhou uma concessão de televisão anos antes. Então alugaram o prédio onde antes funcionava a emissora associada. Em parceria com a Viacom, empresa norte-americana, o grupo lança em 20 de outubro a filial brasuca da Music Television Network, ou simplesmente MTV. A primeira emissora "teen" e totalmente musical do país.

A linguagem da MTV sempre buscou um público jovem, e em alguns casos até alternativo. Inovou em formatos e temas. Provocou, ousou, criou e assim conquistou uma audiência cativa. Até quando tentaram tirar os videoclips da programação, a intenção era ser uma opção já que todos tem acesso ao clip antes na internet. Ainda bem que voltaram atrás! Com essa medida foi extinto um dos programas mais antigos do canal, o Disk MTV, mas que renasceu como Top 10 MTV.

Quantos talentos a emissora revelou: Astrid Fontenelle, Gastão Moreira, Maria Paula (a "8ª casseta"), Otaviano Costa, Thunderbird, Cuca Lazarotto, Marina Person, Cazé, Sabrina Parlatore, Adriane Galisteu, Edgar Picolli, Chris Couto, João Gordo e muitos outros. A maioria desses VJs estão em outras televisões, mas foi no humor atual que o canal encontrou mais um caminho para o sucesso, e apostou em caras novas como Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Paulinho Serra, Tatá Werneck, Rodrigo Capella, e vários outros destaques do stand-up comedy nacional.

São 20 anos de sucesso entre o público e também no meio musical. A MTV preparou especiais que relembram a trajetória do canal como A História da MTV e MTV Ano a Ano. Vale a pena conferir não apenas aqueles clips que marcaram época, mas também os programas e esses VJs que hoje seguem fazendo história na telinha (além de se divertir com o visual anos 90 de alguns apresentadores e cantores, é hilário!!!)

Saiba em que horários são exibidos esses especiais no site: http://mtv.uol.com.br/noar/

Agradecimentos: www.mtv.com.br

Confira o primeiro videoclip apresentado pela MTV, em 20 de outubro de 1990!


Garota de Ipanema, com Marina Lima