sábado, 28 de agosto de 2010

Esses loucos da TV...


Há dez anos partia para o andar de cima um dos melhores apresentadores da televisão brasileira. Se alguém perguntar por João Silvestre, ninguém conhece. Mas quando falamos de J.Silvestre, a coisa muda de figura. Lamentavelmente nossa TV não cultiva muito a memória. Para isso existe o Loucura! Vamos então refrescar a lembrança do povo e fazer a geração mais nova conhecer um dos maiores nomes das telinhas brasucas.

Quem pensa que o Show do Milhão foi o primeiro programa de perguntas e respostas a dar 1 milhão em dinheiro está muito enganado. Na década de 1950, no começo das transmissões de TV no Brasil, J.Silvestre já pagava a mesma bolada, na moeda corrente da época, para quem respondesse o maior número de perguntas sobre um tema escolhido pelo próprio participante. Essa era a fórmula de O Céu É O Limite (TV Tupi, 1956). As pessoas apareciam na porta da emissora pedindo para participar do programa, com os assunto mais inusutados: de futebol à lista telefônica (o sujeito se dispunha a decorar todo o catálogo do Rio de Janeiro!). Lene Orsida Varella ficou famosa por ter sido a primeira a ficar milionária pelo programa. A participante ficou conhecida como "noivinha da Pavúna" e venceu a sabatina televisiva respondendo sobre o poeta português Guerra Junqueiro. A cada resposta certa, Jota afirmava entusiasmado "absolutamente certo", seu bordão mais conhecido.

Mas este não foi o único sucesso deste ilustre representante de Salto-SP. O apresentador também comandou uma das mais lacrimosas atrações da TV. O que hoje você conhece como Arquivo Confidencial, do Domingão do Faustão na Globo, e similares em qualquer canal, J.Silvestre lançou como Esta É A Sua Vida, ainda nos anos 50 também pela TV Tupi. A estrutura é a mesma usada até hoje: uma celebridade é convidada para uma homenagem prestada por seus amigos e familiares. O chororô corria solto! O diferencial ficava por conta de Jota, um excelente locutor, que lia os textos produzidos com a carga de emoção exata. E sempre ao final de cada programa dizia "...pois esta é a sua vida!" Um dos episódios mais famosos deste programa aconteceu no último Xou da Xuxa (TV Globo, 1992), quando a Rainha dos Baixinhos foi homenageada, e reencontrou seu pai com quem não falava há 5 anos então.

Na infância, Jota queria ser médico, mas a paixão pela comunicação falou mais alto, e foi parar no rádio nos anos 1940. Foi louco por televisão desde quando ela nasceu. Ele estava presente quando foi ao ar o programa teste da Tupi, já que era contratado da rádio de Chateubriand. Era muito tímido e descobriu que para mandar embora a vergonha bastava ficar de pé, e andar de um canto para o outro no palco!

J. Silvestre é até hoje o dono do recorde de audiência de um programa de auditório, com inatingíveis 92 pontos. Ele passou por várias emissoras. É mais fácil pensar por quais ele não passou: Tupi, Record, Excelsior, Bandeirantes, SBT, e por fim na Manchete, onde comandou o Domingo Milionário. Foi nessa época que conheci seu estilo único de comandar programas. Um dos mestres para os profissionais da área. O apresentador faleceu em 7 de janeiro de 2000, aos 77 anos. Mas sua obra na TV continua sendo usada pelas novas gerações, em outros programas atuais.

Nos vídeos abaixo, você pode conferir trechos de O Céu É O Limite, dentro do Domingo Milionário, na Manchete e Esta É A Sua Vida, com Xuxa e Waldick Soriano.

Em se tratando de J.Silvestre, este post não poderia terminar senão com a célebre frase: J. Silvestre, aqui no Loucura, esta é a sua vida!

Agradecimentos: 8desetembro, 9desetembro, TajoPezzini.


O Céu É O Limite, em 1998 na Manchete


Xou da Xuxa Especial - Esta É A Sua Vida, 1992


Esta É A Sua Vida, Waldick Soriano, SBT-1982

sábado, 21 de agosto de 2010

O RESGATE DAS BOAS VINHETAS DO SBT


Não acho legal repetir temas, mas vale a crítica. Em comemoração aos 29 anos de sua fundação, o SBT lançou sua nova campanha, entitulada "Cidade de televisões". Ao longo de sua história, a emissora sempre teve tradição nessas vinhetas que passam ao longo da programação. São clássicas as campanhas "Quem Procura Acha Aqui" (1987), "Vem Que É Bom"(1990), "Aqui Tem" (1992), "Se Liga no SBT" (1994) e "Fique Ligado no SBT" (1995). Fizeram a cabeça de muitos telespectadores da época. Há um bom tempo não era produzida uma vinheta que resgatasse essa boa fama da emissora.

"Cidade de Televisões" foi criada pela agência Publicis Brasil e produzida pela Margarida Flores e Filmes, com aprovação final de Silvio Santos, como sempre! Esta é a primeira que não é produzida pelo SBT. A rede ou comprava os direitos de vinhetas consagradas nos Estados Unidos (são os casos de "Quem Procura Acha Aqui" e "Vem Que É Bom", por exemplo), ou elaboradas pela equipe de promoção do canal (como "A Cara do Brasil" de 1998, e "Na Nossa Frente, Só Você" de 2000).

A nova campanha é moderna, empolgante, dinâmica, e acima de tudo: inovadora, apesar de lembrar outra vinheta do canal de Silvio Santos, onde televisores formam a sigla da emissora. A equipe de criação e produção está de parabéns pois conseguiu dar um ar jovial e atual para a vinheta. Soube destacar todo o elenco da emissora. E parabéns ao SBT pela campanha e pelos 29 anos.

Curiosidade: durante toda sua existência, Silvio Santos só participou fisicamente das campanhas "Quem Procura Acha Aqui" em 1987, "Vem Que É Bom" em 1990 e "Fique Ligado no SBT" em 1995. Das outras todas foram usadas imagens de seus programas.

Veja a vinheta dos 29 anos completa:


Cidade das Televisões - SBT 29 anos (2010)

sábado, 14 de agosto de 2010

MANOEL DE NÓBREGA E SILVIO SANTOS


Nesta Quinta-Feira, dia 19 de agosto, o SBT comemora seus 29 anos de existência onde tudo começou. Engana-se quem pensa que estou falando de Silvio Santos apenas. A emissora vai promover sua festa de aniversário no programa A Praça é Nossa, com todo o elenco do canal. Não se sabe se o dono também vai comparecer. Mas o ponto onde quero chegar é a importância da Família Nóbrega para a fundação da antiga TVS.

Vamos voltar no tempo, mais precisamente para 1954. Um jovem locutor iniciava sua carreira no Rio de Janeiro. Era um tal Silvio Santos. Junto com ele trabalhava um outro rapaz chamado Fernando de Nóbrega. Silvio tinha outros negócios além da carreira artística. Ganhava dinheiro animando a travessia da Barca Rio-Niterói (naquele tempo a ponte não existia), proporcionando música, bingo, bebidas diversas, e executava comerciais por um sistema de alto-falantes que ele mesmo montou. Fernando não queria viver do rádio. Apenas juntava dinheiro para pagar a faculdade de medicina que cursava.

Naquele ano, a barca onde Silvio trabalhava quebrou, e ficaria meses no conserto. Seu negócio ficaria parado. O dono da cervejaria Antártica, a principal cliente do animador, o convidou para conhecer São Paulo, "a locomotiva do país", segundo ele. Silvio comunicou sua saída para Fernando, que decidiu indicá-lo ao irmão que vivia na capital paulista, certo de que poderia ajudá-lo, e lhe deu uma carta de recomendação. O irmão de Fernando era Manoel de Nóbrega, o deputado mais votado da época e o maior sucesso do humor no rádio brasileiro.

Silvio conta que veio para a terra da garoa com uma mala de roupa somente. Soube de uma seleção de locutores que a Rádio Nacional estava realizando e passou em primeiro lugar. Após vencer o concurso, o jovem locutor foi procurar Manoel com a carta. Nóbrega lhe disse que conseguiria colocá-lo dentro da emissora facilmente, mas Silvio disse que não precisava, pois já era um elemento da Nacional, e que queria entrar com méritos próprios. O humorista se impressionou e viu no rapaz de 24 anos uma pessoa de caráter e valor. Era o começo de uma paternal amizade.

O criador da Praça da Alegria, pai de Carlos Alberto de Nóbrega, ajudou Silvio sempre que pode. Como todos sabem, o Baú da Felicidade, a primeira empresa do animador, foi dada por Nóbrega e foi a mola propulsora do Grupo Silvio Santos. O que pouca gente sabe é que Nóbrega também deixou livre o horário das tardes de domingo, quando soube que o dono do Baú o queria para lançar o Programa Silvio Santos. O humorista também foi um dos principais responsáveis pela conquista do primeiro canal do futuro SBT, a TVS canal 11 do Rio de Janeiro.

Comemorar o aniversário da emissora na Praça é também uma forma de reconhecer mais uma vez que essa vitória é dedicada a Manoel de Nóbrega, e mostra o valor de uma gratidão e a força de uma amizade. Às portas de ser uma "trintona", a rede de Silvio Santos atrapalha bastante o sonho da vice liderança da Rede Record. Internamente, o clima entre os funcionários é de um time unido e feliz por continuar com todos os ideais propostos por Manoel de Nóbrega em seu discurso no dia da assinatura do contrato de concessão da TVS, em 22 de dezembro de 1975.

Curiosidade: O canal 11 do Rio estreou em 14 de maio de 1976, mas a rede SBT só nasceu oficialmente em 19 de agosto de 1981, quando 4 emissoras da Rede Tupi foram cassadas e se transformaram em TVS. O marco foi a transmissão da cerimônia de outorga, direto do Ministério das Comunicações em Brasília, ao vivo. Algo inédito e único até hoje no país.

Os vídeos abaixo mostram Silvio Santos na estréia de A Praça é Nossa, relembrando esses e outros fatos e reconhecendo a Manoel de Nóbrega a conquista da emissora, demosntrando sua eterna gratidão.

Agradecimentos: rss516 e levyfioriti



Silvio na estréia de A Praça é Nossa - Parte 1




Silvio na estréia de A Praça é Nossa - Parte 2




Silvio na estréia de A Praça é Nossa - Parte 3

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

VOCÊ FOI MEU HEROI, MEU BANDIDO...


No próximo domingo é dia dos pais, uma data comemorada em todo Brasil, reunindo os filhos e aqueles que são "os homens da casa". Na TV, eles foram representados das mais variadas formas possíveis.

Talvez uma das maiores referências paternas televisivas seja a série americana Papai Sabe Tudo, que foi apresentada pela TV Globo e pela TV Tupi nos anos 60 e 70. Nesse programa, o patriarca Jim Anderson (Robert Young) realmente sabia tudo, dando conselhos para os filhos sobre os mais diversos assuntos. A família americana perfeita estava ali representada. Em contrapartida, Homer Simpson mostra aos filhos Bart, Lisa e Maggie como não ser um pai inteligente, no desenho Os Simpsons (TV Globo). A família americana com suas imperfeições está ali representada!

Na dramaturgia nacional, o progenitor do lar apareceu em várias facetas. Quem não se lembra do rígido Júlio, esposo de Dona Lola em Éramos Seis (SBT-1994)? Tenho certeza que muita garotinha teve pena do Caio Blat, interpretando o filho mais velho do casal, Carlos, quando ele apanhou de cinta. O juizado não permitiria essa cena hoje em dia! Mas também tivemos pais bem mais condescendentes como Arthur (Flávio Galvão), recém separado e com três filhas para criar em O Grande Pai (SBT-1991). Nessa mesma linha, porém mais moderninho do que Arthur, está o Gaspar (Nuno Leal Maia), surfista e responsável por seus cinco rebentos em Top Model (TV Globo-1989). Outra novela que marcou muito as famílias brasileiras foi Pai Herói(TV Globo-1979). A trama apresentava André Cajarana (Tony Ramos) e seu amor pelo pai falecido, que acreditava ter sido um grande homem.

A figura paterna também está presente de outras formas na telinha, não apenas na ficção. Muitos comunicadores abrem o espaço conquistado por eles para que suas crias também alcancem um lugar ao Sol. Um dos casos mais antigos é o do Velho Guerreiro Chacrinha, que por muitos anos foi dirigido por seu filho Leleco Barbosa. O animador Raul Gil também segue as ordens de seu segundo filho, Raul Gil Jr., o Raulzinho. Silvio Santos nunca direcionou suas filhas para a carreira televisiva, mas a influência falou mais alto no caso de Silvinha Abravanel. A "filha número dois", como gosta de brincar o dono do Baú, começou na TV como produtora nos anos 80 e já dirigiu o dominical do pai, Roda a Roda (SBT).

No humor, as dobradinhas se repetem: Paulo e Flávio Silvino, Moacyr e Gutto Franco, Lúcio Mauro e Lúcio Mauro Filho, sem contar Chico Anysio e seus filhos Nizo Neto, Bruno Mazzeo, e outros, e um caso de três gerações que há 60 anos fazem rir: Manoel, Carlos Alberto e Marcelo de Nóbrega (sendo o último o atual diretor de A Praça é Nossa, no SBT) .

No jornalismo, encontramos Joelmir e Mauro Beting, Milton e Fábio Lucas Neves e José Luiz e Joel Datena (que era repórter do programa No Coração do Brasil, na Band).

Eu costumo dizer que se mãe é mãe, pai também é pai! Não importa se ele é parecido com alguém da TV ou não, se ele não é o super heroi que sempre sonhamos quando criança, e que muitas vezes ele é quem cria essa imagem na cabeça do filho. Não importa se é alto, baixo, rico ou pobre, branco, negro, amarelo, vermelho... não importa nem mesmo se tem o mesmo sangue. O que realmente interessa é que ele faz parte de um capítulo importante da vida e da formação de um ser humano. Aos pais leitores deste blog, um feliz dia dos pais.